O estádio Mané Garrincha, em Brasília, é um dos candidatos para sediar a grande final da Libertadores de 2025. A CBF oficializou nesta semana a candidatura junto à Conmebol e fez o anúncio nesta sexta-feira (13).
A decisão da Libertadores do próximo ano está marcada para o dia 29 de novembro. A candidatura de Brasília tem o apoio do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.
VEJA TAMBÉM:
> Neymar planeja despedida da Seleção na Copa do Mundo de 2026
> Mbappé viaja para jogar a final da Copa Intercontinental
> Ex-técnico de seleção é condenado a 20 anos de prisão por corrupção
CANDIDATURA FORTE COM A CONMEBOL
A Conmebol, responsável pela organização da Libertadores, irá anunciar a decisão sobre a escolha do palco da final do torneio continental no início do próximo ano.
“Brasília é uma das melhores cidades para receber a principal competição entre clubes da América do Sul. A capital brasileira une uma série de fatores importantes, como segurança, rede hoteleira, malha aérea e a grandeza do Mané Garrincha, para realizarmos a melhor final de Libertadores já organizada”, defendeu o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, ao site oficial da entidade.
BRASÍLIA FOI SEDE DA COPA DE 2014
Brasília já foi sede da Copa das Confederações de 2013, da Copa do Mundo de 2014, de jogos do torneio de futebol dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro-2016, da Copa do Mundo Sub-17 e da Copa América de 2021.
O Mané Garrincha passou por um processo total de replantio do gramado neste ano. Atualmente, o estádio tem capacidade para 72.788 torcedores.
TERCEIRA FINAL ÚNICA DA LIBERTADORES NO BRASIL
Se Brasília for escolhida pela Conmebol, será a terceira vez que o Brasil recebe a final da Libertadores desde que a decisão passou a ser disputada em jogo único.
As outras duas foram em 2020, quando o Palmeiras venceu o Santos por 1 a 0 no Maracanã, no Rio, e em 2023, quando Fluminense foi campeão com vitória por 2 a 1 sobre o Boca Juniors, novamente no Maracanã.
Em 2024, a final da Libertadores foi disputada no Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, na Argentina. O Botafogo venceu o Atlético-MG por 3 a 1 e foi campeão.