Zico defende atacante capixaba que foi vilão do Flamengo no Mundial de Clubes
Cinco anos após a final do Mundial de Clubes entre Flamengo e Livepool, Zico defende atacante capixaba das críticas por perder gol na prorrogação
Jogador da geração de Vinicius Júnior, o capixaba Lincoln, 24 anos, estreou no time profissional do Flamengo aos 16 anos e fez parte do elenco campeão da Libertadores de 2019 e dos Brasileirões de 2019 e 2020.
No entanto, o atacante ficou marcado pelo gol perdido na final do Mundial de Clubes de 2019 contra o Liverpool, já nos minutos finais da prorrogação, lance que levaria a partida para os pênaltis. No fim, o Fla perdeu por 1 a 0 e viu ruir o sonho de ser campeão do mundo novamente.
VEJA TAMBÉM:
> Novo diretor de futebol do Fla chega ao Rio e vai anunciar reforços
> VÍDEO | David Luiz se despede do Flamengo e critica diretoria
> Grêmio anuncia contratação do técnico Gustavo Quinteros; veja detalhes
ZICO DEFENDE LINCOLN
Cinco anos depois do lance, Lincoln ganhou um defensor e tanto. Ninguém menos do que Zico, maior ídolo do Flamengo.
Anfitrião da 20ª edição do Jogo das Estrelas, Zico reuniu craques da atualidade e ex-jogadores históricos no Maracanã na noite de sábado (28) para mais uma celebração ao futebol e à solidariedade. Ao final do evento, um repórter resgatou a história da final do Mundial de 2019 e o Galinho defendeu Lincoln.
"O Lincoln não perdeu o gol, isso é muito injusto com ele. Isso é uma injustiça muito grande", defendeu Zico.
COMO FOI O LANCE
Na final do Mundial de Clubes de 2019, no estádio Khalifa, em Doha, no Catar, Flamengo e Liverpool ficaram no 0 a 0 no tempo normal.
Na prorrogação, o Liverpool fez 1 a 0 com gol de Firmino, aos nove minutos do primeiro tempo. Já nos acréscimos do segundo tempo da prorrogação, Vitinho cruzou da direita e Lincoln pegou de primeira, dentro da área, mas isolou a bola por cima do gol. Se ele fizesse o gol, a decisão do título iria para os pênaltis. O capixaba foi bastante criticado pelo lance.
Para Zico, no entanto, o lance não foi tão fácil como os críticos avaliam.
"Ninguém sabe a dificuldade que é pegar uma bola daquela. Ele não entrou com a bola dominada, driblou o goleiro e chutou pra fora. Não entrou sozinho com o goleiro e chutou. Foi uma bola difícil, com o zagueiro chegando e ele bateu de primeira pra tentar sair do zagueiro. E aquela bola, se vai na direção do gol, o goleiro pegava. Ia na mão do goleiro. Ali, ele teria que tirar pra uma direita, pra uma esquerda. Então, exigiram demais do Lincoln. Se você pega um Ronaldo, um Romário, uns caras acostumados àquela situação ali, aí tudo bem, poderia até achar que poderia ser mais fácil. Um Zico também poderia. Só quem conhece futebol sabe o que é difícil ou não. E querer jogar a culpa pra cima de um garoto? Acho que isso pega muito mal", analisou Zico.
ONDE ESTÁ LINCOLN HOJE
Lincoln estreou no Flamengo em 2017, ainda com 16 anos. Ficou no clube até 2021, quando foi vendido para o Vissel Kobe, do Japão.
Pelo Flamengo, conquistou a Libertadores de 2019, os Brasileirões de 2019 e 2020, a Recopa Sul-Americana de 2020, a Supercopa do Brasil de 2020 e os Cariocas de 2019 e 2020. No total, foram 64 jogos e oito gols marcados.
No Japão, foi companheiro de time do ídolo espanhol Andrés Iniesta. Em 2022, foi emprestado pelo Vissel Kobe ao Cruzeiro, onde não ficou nem seis meses antes de retornar ao Japão.
Em abril de 2024, Lincoln foi anunciado pelo SCR Altach, da Áustria. O capixaba assinou contrato até 2026 com o clube europeu.