O tão sonhado desejo dos capixabas amantes do futebol de terem um estádio moderno está prestes de se realizar já que, para a prática do futebol, o estádio está praticamente pronto e tem previsão de ser entregue no dia 30 de maio.
O estádio estará adequado primeiro para o futebol, já que a seleção de Camarões, que disputará a Copa do Mundo, vai se prepararar para o Mundial no Espírito Santo e os treinos serão realizados no Kleber Andrade.
Nas arquibancadas, as cadeiras continuam a ser instaladas. Ao todo, serão 21.504 lugares. Já o o gramado está pronto e os vestiários estão em fase de conclusão.
A obra, que era para ser concluída em 2012, teve problemas na empresa que ganhou a licitação, e foi interrompida por um período. Depois da retomada dos trabalhos, o custo inicial, que era de R$ 90 milhões, passou para R$ 140 milhões.
O Projeto
O Estádio Estadual Kleber Andrade é o primeiro grande complexo esportivo do Estado e está sendo construído em uma área superior a 85.000m², local do antigo estádio do Rio Branco. O conceito arena do novo complexo permite a apresentação de shows e eventos multiculturais, com amplo palco dotado de concha acústica e camarins.
O estádio possui duas arquibancadas divididas em Setor A e Setor B, totalizando 21.152 assentos. O complexo abriga um centro de treinamento de atletismo de nível internacional, com pista de atletismo e demais modalidades necessárias, além de uma área coberta exclusiva para treinamento dessas modalidades.
Copa ES
A final da Copa Espírito Santo, que terá início no dia 9 de agosto, e terá transmissão da TV Vitória, terá como palco o estádio Kleber Andrade. Isso foi definido no primeiro arbitral da competição no dia 1º de abril, convocado pela Federal de Futebol do Estado (FES).
Até o momento sete equipes confirmaram presença na competição: Rio Branco, Linhares, Real Noroeste, Desportiva Ferroviária, Atlético Itapemirim, GEL e Vitória. Outros clubes que tenham interesse
em participar da competição, terão até o dia 26 de maio às 18 horas para protocolar na Secretaria da FES a confirmação de participação e termo de compromisso. A fórmula de disputa será discutida na segunda e última reunião, no dia 30 de maio.