Emoção, paixão, ansiedade e alegria. Esses são alguns dos muitos sentimentos vividos por apaixonados torcedores capixabas na tarde deste sábado (23) ao pisar novamente no lendário Estádio Kleber Andrade. A partida de reencontro entre admiradores e admirado aconteceu no jogo disputada entre o antigo dono, Rio Branco, e o São Mateus. O jogo foi transmitido pela TV Vitória.
Relembre os principais fatos que marcaram o período de obras no estádio.
>> Desapropriação: em dezembro de 2007 foi assinado o decreto de do Estádio Kleber Andrade. A assinatura aconteceu em uma solenidade no Palácio Anchieta e contou com a presença de diretores , torcedores e ex-jogadores do clube Capa-Preta. O valor da negociação foi de R$ 6,8 milhões, definido por uma avaliação realizada pela Caixa Econômica Federal.
>> Projeto: o valor da reforma foi orçado em R$ 99.039.483,93, com prazo inicial de 20 meses para conclusão. O terreno tem 85.715,00 m² de extensão. A área de construção é de 38.017,78 m², e a obra abrangerá 5.407,76 m², totalizando 43.425,54 m² construídos.O Estádio teve projeto de Sheila Basílio, e foi planejado com uma moderna arena multiuso, que poderá ser palco de grandes eventos, jogos de futebol, competições de atletismo – será a primeira pista oficial do Espírito Santo – e atividades educacionais, comunitárias e sociais.
>> Início das obras: a chuva adiou os planos para o início da construção do Kleber Andrade. Marcado para o dia 6 de março de 2010, a data foi remanejada para o dia 13 de março.
Estádio começa a tomar nova forma
>> Arquibancada pronta: em fevereiro de 2013, a arquibancada do estádio ficou pronta, faltando apenas a colocação das cadeiras. O término foi da arquibancada foi um importante passo para a construção do estádio, já que representou 40% do total das obras.
>> Estrutura da concha acústica é concluída: no início do mês de agosto de 2013, foi concluída a concretagem da estrutura da Concha Acústica. O espaço para shows foi incluído no projeto de reforma do Estádio para possibilitar também a realização de eventos culturais no local, ressaltando a característica multiuso da arena.
>> Cobertura no novo estádio: desde novembro de 2013, que passou pelo entorno do estádio, em Cariacica, pode presenciar as diferenças na cobertura da Arena. As obras entraram na reta final e a instalação da cobertura do anel foi realizada. A construção tem mais de 350 metros de largura e uma altura superior a 30 metros.
>> Cadeiras são colocadas: o tempo foi passando e o que era sonho parecia se tornar realidade. Em maio deste ano, as cadeiras começaram a ser instaladas. O local foi dividio entre setores A e B. As cadeiras foram todas assentadas no final do mês corrente. O assento escolhido para as arquibancadas possui encosto anti-chamas e é feito de polipropileno, um tipo de plástico derivado de propeno e reciclável.
>> Ministro dos Esportes aprova estádio: o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, esteve no Estado no mês de maior e visitou o novo estádio. Após elogiar a nova Arena, o ministro, fã de futebol, não resistiu e bateu uma bolinha no local.
Nasce um sonho
>> Camaroneses no Estado: a Copa do Mundo no Brasil marcou o Espírito Santo. No dia 10 de junho, a Seleção de Camarões desembarcou no Estado. No dia seguinte, realizou o seu primeiro treino no Estádio Kleber Andrade. A seleção permaneceu no Espírito Santo durante todo o período que esteve na Copa. Os treinos foram todos realizados na nova Arena.
Estádio é aberto oficialmente
Neste sábado (23), o torcedor capixaba reencontrou o templo do futebol do Estado. Reformado e moderno. A obra impressionou a todos. Para a conclusão das obras, faltam ser finalizada a pista de atletismo, o palco para shows, o centro de ensino, banheiros e camarotes. Depois de concluído, o estádio terá capacidade para quase 22 mil torcedores A TV Vitória lançou uma série com os personagens que marcaram época. Saiba quem fez história no antigo estádio.
>> Kleber Andrade: presidente do Rio Branco foi o responsável pela ordem de serviço no estádio, em 1974. Acabou morrendo antes da finalização do estádio e foi homenageado pelo clube ao ser dado o seu nome ao local.
Jorge Reis: um dos maiores goleiros do time Capa Preta. Recordista mundial sem levar gols por 1.664 minutos.
>> Baiano: ex-jogador do Alvinegro, e surpreendeu com a nova estrutura. O local que antes abrigava os vestiários, atualmente é formado por uma nova estrutura. O gramado, passarela para o jogador, foi todo replantado e a bola, que na época do atleta encontrava dificuldade para rolar, hoje é um tapete verde.
>> Torcedor fanático: quem gosta de futebol, sabe que os torcedores são os maiores patrimônios de um clube. No Rio Branco, time de torcedores apaixonados, o fotógrafo Romero Mendonça se destaca. O fanático coleciona camisas, revistas, jornais e história.Tudo, em nome do amor ao “Brancão”.