A Copa Metropolitana de Futsal terá o retorno de um dos clubes mais tradicionais do Espírito Santo, o Saldanha da Gama. Destaque entre os participantes da competição, a equipe volta a participar de torneios da categoria principal após cinco anos de ausência, tendo conquistado seu último título em nível estadual na categoria no ano de 1987.
O clube passa por uma reestruturação, não somente de espaço, mas também do time. De volta à equipe após atuar como jogador, o vice-presidente Rogério Musiello considera a nova fase do clube como um recomeço, comparando com as dificuldades que enfrentou ao retornar ao clube.
“Fui jogador pelo Saldanha da Gama, e 15 anos após deixar o clube, fui convidado para voltar. Cheguei ao time em 2012, na função de vice-presidente de esportes. A estrutura do local estava em uma situação muito desmotivadora, mas aceitei o desafio de recomeçar. E foi convidando alguns atletas e investindo na base do clube que hoje estamos de volta, para fazer o melhor”, explicou Rogério Musiello.
O time do Saldanha da Gama é composto, em sua maioria, por jovens com faixa etária entre 18 e 21 anos, o que para o técnico Thyago Torrezani pode ser vantajoso no torneio. Estar em uma competição juntamente com grandes atletas como Bruno Malias e Camilo Neves, ambos do Rio Branco, pode trazer experiência para os garotos.
“A nossa equipe é formada por muitos jovens, na média de 18 a 20 anos, e o objetivo principal é obter experiências nesta competição. Sabemos que grandes nomes como Bruno Malias e o jogador Camilo participam deste torneio, mas isso não nos desmotiva, pelo contrário, nos deixa atentos para aprender com jogadores tão experientes. Temos atletas que podem fazer a diferença na equipe, e vamos entrar para brigar pela vitória em cada partida”, disse Thyago.
Apesar de novos, alguns atletas têm muita história para contar. O pivô Cebola jogou nos EUA, mas decidiu retornar para o Espírito Santo, garantindo fazer bonito pelo Saldanha, mostrando tudo que aprendeu com o esporte fora do país. Marcelo Fafá também é outra grande peça no time. Fafá atuou pelo Álvares, e convidado pelo Saldanha, integra a equipe na Copa Metropolitana de Futsal.
Na Chave A da competição, o Saldanha está ao lado de Racing, Santanense, Projeto Bom de Bola, SELC e Forte São João.
Chave A
Racing
Santanense
Projeto Bom de Bola
Selc
Forte São João
Saldanha da Gama
Jogos da primeira rodada da Chave A
Os locais dos jogos ainda não foram confirmados pela Federação de Futsal.
18/10 – Sábado
14h – Racing FC x Saldanha da Gama
15h – AE Santanense x EC Forte São João
19/10 – Domingo
10h – Garoto Bom de Bola x SELC
Regulamento
Divididas em duas chaves as equipes jogam entre si, dentro dos grupos, em partidas de turno único. Após esta fase, os dois primeiros colocados de cada chave se enfrentam em cruzamento olímpico nas semifinais. Os vencedores avançam às finais e fazem a decisão do Campeonato Metropolitano de Futsal, marcada para o dia 02 de novembro.