As quartas de final do Capixabão começaram intensas, com a vitória do Jaguaré por 3 a 2 sobre o Porto Vitória na noite de sexta-feira (8). Neste sábado, é a vez de Rio Branco, melhor time da fase de classificação, tentar confirmar o seu favoritismo diante do Nova Venécia, oitavo colocado e dono da última vaga na fase de mata-mata.
As duas equipes se enfrentam às 15 horas, no estádio Zenor Pedrosa, em Nova Venécia. Por ter feito melhor campanha na fase de classificação, o Rio Branco tem a vantagem de mandar o jogo de volta em casa e joga por dois empates — ou uma vitória e uma derrota pelo mesmo saldo de gols — para avançar à semifinal.
>> Quer receber mais notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Estreia do treinador
Como mandante, o Leão do Norte sofreu duas derrotas na fase classificatória, sendo uma delas justamente para o Rio Branco, por 2 a 0, na penúltima rodada. Após a derrota para o Jaguaré na última rodada, somada à eliminação na Copa do Brasil diante do Botafogo/SP e a uma campanha abaixo do esperado na primeira fase do Capixabão, o técnico Vevé pediu demissão.
Assim, o jogo deste sábado marca a estreia do novo treinador: Eleomar Pereira. Com histórico vencedor e de boas atuações em competições de mata-mata, Eleomar é bicampeão da Copa Espírito Santo, tendo um título à frente do Real Noroeste em 2011, e outro em 2022 comandando o próprio Rio Branco. Além disso, foi vice-campeão capixaba em 2020, também com o Capa-Preta, e faturou a taça da Copa dos Campeões do Espírito Santo defendendo as cores da Desportiva Ferroviária, em 2014.
Além do novo treinador, o Nova Venécia conta com o artilheiro Diego Fernandes e com o retorno do meia Celsinho, que cumpriu suspensão no último jogo.
Rio Branco embalado
Por outro lado, o Rio Branco segue com o trabalho sólido de Rodrigo César, técnico de apenas 35 anos que levou a equipe à liderança isolada no Capixabão, além da classificação para a segunda fase da Copa Verde, eliminando o Real Noroeste no primeiro clássico capixaba da história do torneio regional.
O Capa-preta teve o segundo melhor ataque da primeira fase, com 13 gols marcados — empatado com a Desportiva e quatro gols a menos do que o Real Noroeste —, e a melhor defesa, com apenas cinco gols tomados. Destaque para o atacante Edinho, que marcou de pênalti no último jogo contra o Leão do Norte, e é o vice-artilheiro do Capixabão, com cinco gols.
Expectativa de casa cheia
O Zenor Pedrosa promete ter recorde de público neste sábado. As arquibancadas receberam em média 480 torcedores em cada um dos cinco jogos disputados no estádio na primeira fase. Além disso, a torcida do Rio Branco também se faz presente em massa em todos os palcos do Espírito Santo, mesmo como visitante.
O Nova Venécia colocou os ingressos a R$20,00 a inteira, e uma promoção em que todas as mulheres pagam meia. Os bilhetes podem ser retirados na Loja do Leão; Boroto Calçados; e nas duas unidades da Farmácia do Trabalhador Capixaba. Além disso, serão comercializados a partir das 13h nas bilheterias do estádio.
SERVIÇO
NOVA VENÉCIA X RIO BRANCO
Jogo de ida das quartas de final do Capixabão
Quando: sábado (9)
Horário: 15 horas
Local: estádio Zenor Pedrosa, em Nova Venécia
Onde assistir: TVE (canal 2.1 na TV e Youtube)
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e mulheres pagam meia-entrada. À venda na Loja do Leão; Boroto Calçados; nas duas unidades da Farmácia do Trabalhador Capixaba; e nas bilheterias do estádio.
*Texto escrito pelo estagiário Vinicius Lima, com a supervisão do editor Flávio Dias.
LEIA TAMBÉM: Pegou fogo! Jaguaré vence o Porto Vitória em jogão de cinco gols