O Botafogo derrapou na liderança do Brasileirão nas últimas rodadas. Depois de perder três partidas consecutivas, a diferença para o segundo colocado, que já foi de 13 pontos, agora é de seis. Mas pode subir para nome se a equipe alvinegra vencer o Goiás na noite desta segunda-feira (2), no encerramento da 25ª rodada.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Líder isolado desde a terceira rodada, o Fogão fechou o primeiro turno com a melhor campanha da história dos pontos corridos: 47 pontos em 19 jogos (15 vitórias, 2 empates e 2 derrotas), com um aproveitamento de 82,5%. Ao longo do primeiro turno, a equipe sofreu com baixas importantes por lesão — Rafael, Danilo Barbosa, Gabriel Pires, Marçal e Tiquinho Soares, todos recuperados, com exceção do primeiro — e teve três comandantes à beira do gramado: Luís Castro, Cláudio Caçapa e Bruno Lage. Porém, nenhum destes fatores abalou a campanha da equipe.
Além do melhor ataque e melhor defesa, o Botafogo conta com o artilheiro do Brasileirão: Tiquinho Soares, com 13 gols. Nada disso impediu a equipe de perder para Flamengo, Atlético/MG e Corinthians — as últimas duas fora de casa — nas três últimas rodadas do Brasileirão, mesmo com o foco total na competição após a eliminação na Copa Sul-Americana, esnobada pelo alvinegro depois da arrancada no campeonato nacional.
O que falta para o Botafogo ser campeão?
Mesmo com a sequência negativa, o Botafogo continua com alta probabilidade de voltar a conquistar o Brasileirão após 28 anos. Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o time tem 76,7% de ser campeão.
Logo atrás na tabela de candidatos aparecem Bragantino (7%), Grêmio (6,2%) e Palmeiras (4,7%). Somente a equipe alviverde está envolvida em outra competição neste momento, a Libertadores. Joga nesta quinta contra o Boca Juniors valendo vaga para a final.
Desde que o Brasileirão passou a ser disputado com 20 clubes, nenhuma equipe terminou em segundo lugar com 74 pontos. Por isso, o número mágico para uma equipe ser campeã são 75. Assim, o Botafogo precisa somar pelo menos 24 pontos dos 42 restantes (oito vitórias em 14 jogos) para aumentar suas chances de terminar com a taça.
Chances de título do Brasileirão
1º Botafogo: 76,7%
2º Red Bull Bragantino: 7%
3º Grêmio: 6,2%
4º Palmeiras: 4,7%
5º Flamengo: 1,9%
6º Fluminense: 1,4%
7º Atlético/MG: 0,8%
*Fonte: UFMG