Esportes

O hexa vem? Dupla capixaba coloca o Brasil na final da Copa do Mundo de Beach Soccer

Brasil vence o Irã por 3 a 2 com gol do capixaba Brendo, após passe de Bruno Xavier, a 45 segundos do fim da partida e vai buscar o hexa da Copa do Mundo de Beach Soccer

Foto: divulgação/fifa

O Brasil está a uma vitória do hexa! Se o sexto título mundial no futebol de campo ainda parece distante, no beach soccer ele está a um jogo de acontecer. Numa partida emocionante, decidida com um gol 100% capixaba a 45 segundos do fim, o Brasil venceu o Irã por 3 a 2, no final da manhã deste sábado (24), na semifinal, e garantiu vaga na final da Copa do Mundo de Beach Soccer da Fifa, em Dubai.

>> Quer receber mais notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A seleção brasileira decide o título neste domingo (25), às 12h30 (horário de Brasília), contra a Itália, que também neste sábado derrotou a Bielorrússia nos pênaltis por 5 a 4, após empate por 3 a 3 no tempo normal e na prorrogação.

O gol da classificação saiu a 45 segundos do fim da partida, numa jogada capixaba. Bruno Xavier dominou a bola e fez o passe para Brendo, que levantou a bola e, numa meia-bicicleta, decidiu a partida.

“É o melhor momento da minha vida. A Copa do Mundo, as semifinais, o Brasil passa e eu faço o gol da vitória. Fiquei no banco durante todo o jogo. Faltando três minutos para o fim, o técnico Marco me mandou entrar. Eu estava com frio. Eu apenas pensei: ‘Tenho que dar tudo de mim’. Eu esperava que tivéssemos uma chance. Qualquer um de nós. Mas coube a mim e fiz um lindo gol. Estou muito, muito feliz. Estou tão emocionado. É difícil de acreditar”, comemorou Brendo, que disputa a sua primeira Copa do Mundo. 

Revelado pelo Anchieta, Brendo é fruto de um projeto conduzido justamente pelo companheiro Bruno Xavier, que foi eleito o melhor do mundo em 2013 e é um dos jogadores mais experientes da atual seleção brasileira.

“Eu já tinha dito (para o Brendo): ‘seja forte e corajoso’. Ele é um filho que o beach soccer me deu. Hoje ele decidiu a semifinal. Ele entrou no último tempo. É o mérito do Marco Octavio e da confiança desse grupo. Torcedor brasileiro, pode confiar, aqui temos 12 guerreiros. O Brasil está na final. Vamos buscar o hexa!”, afirmou Bruno Xavier.

Como foi o jogo

Maior vencedor da história da Copa do Mundo de Beach Soccer da Fifa — realizada neste formato a partir de 2005 —, com cinco títulos (2006, 2007, 2008, 2009 e 2017), o Brasil precisou sofrer para chegar à decisão em Dubai.

Os iranianos anotaram dois golaços para abrir 2 a 0 no placar, ambos nos minutos iniciais dos primeiro e segundo períodos. Primeiro, Ali Mirshekari acertou um chutaço de longe, no canto esquerdo do goleiro Bobô. Depois, logo na saída do segundo período, foi a vez de Mohammad Masoumi acertar uma bicicleta perfeita para fazer 2 a 0.

O Brasil iniciou sua reação ainda no segundo período com um gol de pênalti de Alisson. Depois, no terceiro período, foi sua vez de acertar uma bela bicicleta para empatar a partida.

Num terceiro período tenso, a virada foi selada a 45 segundos de fim, numa conexão capixaba, com o toque de Bruno Xavier para Brendo definir numa meia-bicicleta.

“Jogo espetacular. Sabíamos que teríamos grandes dificuldades contra o Irá. É uma equipe com a qual trabalhei por nove anos lá, pela qual tenho muito carinho. Mas agora é Brasil. Acho que, puxando todos os índices, os dados, o Brasil foi merecedor de chegar à final. Agora vamos descansar, mas primeiro temos de parabenizar o Irã pelo lindo trabalho que eles fizeram”, analisou o técnico da seleção brasileira, Marco Octavio.

LEIA TAMBÉM: Alô, CBF! Guardiola diz que gostaria de disputar uma Copa do Mundo