O Rio Branco quebrou um tabu de 42 anos neste sábado (5), ao conquistar o bicampeonato do Capixabão, em dia de heróis improváveis da conquista alvinegra. O título veio com vitória por 2 a 0 sobre o Porto Vitória, no Kleber Andrade, em Cariacica, com mais de 12 mil torcedores no estádio.
Por ter pedido o jogo de ida por 1 a 0, no mesmo local, o Capa-Preta precisava vencer por pelo menos dois gols de diferença para ser campeão no tempo normal. Vitória alvinegra por um gol levaria a decisão para os pênaltis, enquanto o Porto jogava pelo empate.
Leia também:
Veja o momento em que o Rio Branco levanta a taça de bicampeão do Capixabão
Rio Branco é o maior campeão! Confira a lista de campeões do Capixabão
Veterano Bruno Silva chega e decide
Jogador mais renomado do elenco do Rio Branco, o volante Bruno Silva, de 39 anos, foi contratado para ser o líder do time na temporada.
Jogador com passagens importantes por Botafogo e Cruzeiro, o veterano assumiu a responsabilidade. De fora do jogo de ida da final por suspensão, ele voltou na partida decisiva e foi dele o primeiro gol do Rio Branco na partida deste sábado.
“Cheguei aqui com muita expectativa pelo que já fiz no futebol. Sei que hoje eu não sou um menino, tenho 39 anos, mas eu corro, eu entrego, não desisto nunca. Este título foi um título da superação. Vamos comemorar, festejar, e tem que respeitar os ‘veinhos’ ainda”, comemorou Bruno Silva.
Este foi o quinto título estadual da carreira do volante. Antes, foi três vezes campeão catarinense (2009, 2012 e 2021) e uma vez campeão mineiro (2018).
Jacó é o nome do autor do gol do título
Revelado pelo Bahia, o atacante Jacó, 29 anos, estava atuando no futebol do Vietnã, pelo Quang Nam, antes de chegar ao Rio Branco.
A missão era assumir o papel de homem-gol do Capa-Preta na temporada. No entanto, as coisas não saíram tão bem para o atacante, que até este sábado tinha somente um gol pelo Rio Branco na temporada, marcado na vitória por 4 a 2 sobre o Capixaba, na penúltima rodada da fase de classificação.
Mas quis o destino que fosse de Jacó o gol do bicampeonato. Aos 43 minutos, de cabeça, ele fez 2 a 0 para o Rio Branco e garantiu o título do Capixabão.
“Tô muito feliz. O grupo merece, este grupo é vencedor. Passou por momentos de altos e baixos no campeonato. Mas aqui só tem vencedor! E o grupo tá de parabéns por este título”, comemorou Jacó.