Opinião

OPINIÃO | O tamanho do vexame do Flamengo no Maracanã pela Libertadores

Flamengo perdeu para o Central Córdoba, da Argentina, por 2 a 1, no Maracanã, pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores

Libertadores: Flamengo x Central Córdoba, Maracanã.
Gerson, que começou no banco, fica irritado durante a derrota do Fla na Libertadores (Foto: Divulgação/Flamengo)

Vexame. Não dá pra “dourar” a pílular e achar aceitável a derrota do Flamengo para o Central Córdoba por 2 a 1, na segunda rodada da fase de grupos da Libertadores, em pleno Maracanã.

“Ah, mas o Flamengo não pode perder nunca?”. Pode. E vai. Mas não pode perder em casa para um time muito inferior em termos técnicos e de investimento. Aí, é vexame sim!

Leia também:

Suspeito de aliciar atletas em esquema de manipulação de jogos é preso no ES

“Operação Jogada Marcada”: criminosos tinham grupo de WhatsApp com nome “Arbitragem da Propina”

Elenco do Fla vale 14 vezes mais do que o Córdoba

Para você ter uma ideia, o elenco do argentino Central Córdoba vale 13,7 milhões de euros (cerca de R$ 85 milhões), quase o mesmo valor de mercado que Pedro, Gerson, De La Cruz e Arrascaeta. No total, o elenco do Flamengo vale 14 vezes mais que o do Central Córdoba.

A vitória no Maracanã na noite de quarta-feira (9) foi apenas a primeira vitória do clube argentino em torneios internacionais. E aí, concorda comigo que o Flamengo fez um papelão?

Poupou ou não poupou?

O técnico Filipe Luís perdeu uma invencibilidade de 27 jogos. Ele mandou a campo uma equipe com escalação diferente, com Wesley, Pulgar e Gerson no banco.

Após a derrota, no entanto, o treinador negou que tenha poupado jogadores para priorizar o Brasileirão, que é prioridade nas palavras do presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, o Bap.

“Isso não é verdade. A Libertadores é tão prioridade quanto o Brasileiro. Só que se poupou muito no Brasileiro nos últimos anos para jogar nas Copas. Uma escolha minha, sou eu que escolho quem vai entrar em campo, pensando na fase de grupos da Libertadores que te permite fazer essas trocas, no adversário que vou enfrentar, na sequência de jogos de jogadores e no que vem pela frente. Eu tomo as decisões. Quando perde, é claro que eu vou ser cobrado. É normal. Isso também me faz crescer. Quando vence, tudo parece muito bonito nas escolhas que a gente faz”, justificou Filipe Luís.

Como fica o Flamengo na Libertadores

Assim que saiu o sorteio dos grupos da Libertadores, ninguém achou difícil o grupo do Flamengo. Após duas rodadas, porém, o time rubro-negro pode se complicar.

O Flamengo é o terceiro colocado, com três pontos, atrás de LDU e Central Córdoba, ambos com quatro pontos. O Deportivo Táchira é o lanterna, zerado.

Na próxima rodada, o Fla joga contra a LDU na temida altitude de Quito (2.850m acima do nível do mar), no dia 22 de abril. Se perder, já começa a fazer contas para não ser eliminado na fase de grupos.

Abre o olho, Filipe Luís! Mas calma. Mesmo com o vexame em casa, eu ainda coloco o Flamengo como favorito absoluto no grupo e o time tem qualidade de sobra para reagir nas próximas rodadas.