Esportes

OPINIÃO | Os confrontos extras das oitavas de final da Libertadores

Somente um duelo entre equipes do País foi definido no sorteio desta segunda-feira (3), em Luque, no Paraguai: Botafogo x Palmeiras

Foto: Cesar Greco/Palmeiras/Roque de Sá/Agência Senado
Leila Pereira e John Textor trocam acusações e processos desde o fim do ano passado

As chances de confrontos brasileiros nas oitavas de final da Libertadores eram imensas. Entretanto, somente um duelo entre equipes do País foi definido no sorteio desta segunda-feira (3), em Luque, no Paraguai: Botafogo x Palmeiras.

Mas há alguns confrontos extras que deixam as oitavas de final bem interessantes. São os duelos travados fora de campo.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O primeiro deles é justamente entre Botafogo e Palmeiras. Dentro de campo, o favoritismo é do Palmeiras, ainda que bem menor neste momento da temporada em comparação a anos anteriores. Vale lembrar que o Verdão já não terá Endrick e que o Fogão voltou a ser bastante competitivo com o técnico Artur Jorge no comando. Vai dar jogo.

O confronto, entretanto, tem uma lenha a mais na fogueira. É a briga nos bastidores entre os clubes, mais especificamente, entre o dono da SAF do Botafogo, John Textor, e a presidente do Palmeiras, Leila Pereira.

Ambos trocam acusações e processos na Justiça desde o final do ano passado, movimento iniciado quando o americano John Textor levantou suspeitas — que ele ainda não provou — de que houve manipulação de resultados no Brasileirão de 2023, conquistado pelo Palmeiras.

É certo que ninguém quer perder essa briga e que esse enfrentamento dará um toque especial dentro das quatro linhas.

LEIA TAMBÉM: Veja como ficaram os confrontos das oitavas de final da Libertadores

REVANCHE DO GALO?

Fluminense e Atlético/MG não serão adversários diretos nas oitavas de final da Libertadores. Entretanto, caíram no mesmo lado da chave, o que significa dizer que, caso os dois passem de fase, eles se enfrentam nas quartas de final. E aí sim teremos outro confronto quente dentro e fora de campo.

O Atlético/MG não esquece o Brasileirão de 2012, conquistado pelo time tricolor, mas contestado até hoje pela torcida atleticana. Naquele ano, as últimas rodadas tiveram protestos dos torcedores do Galo contra a CBF, a quem acusavam de favorecer o Fluminense com erros de arbitragem.

Um encontro entre eles nas quartas de final da Libertadores, certamente, trará de volta tais recordações e vai botar um tempero a mais no confronto.

OS MAIS “SORTUDOS”

Flamengo e São Paulo foram os times brasileiros mais “sortudos” no sorteio das oitavas de final da Libertadores.

O Fla, que começa a viver um grande momento, vai reencontrar o Bolívar. Tudo bem que a equipe boliviana surpreendeu na fase de grupos, inclusive sendo primeira colocada no mesmo grupo do próprio Flamengo. Mas, apesar de ter mostrado qualidades, sua grande vantagem ainda é a altitude de La Paz.

O time de Tite faz o primeiro jogo em casa e precisa “decidir” a vaga no Maracanã. Com o meio de campo cada vez mais ajustado, com De la Cruz, Gerson e Arrascaeta, e com Everton Cebolinha em sua melhor fase desde que chegou ao clube, a bola chega com facilidade ao centroavante Pedro. É golear em casa e confirmar a vaga fora.

O São Paulo também teve “sorte” no sorteio e vai pegar o Nacional/URU. Dois tricampeões da Libertadores. Mas o time uruguaio faz tempo que não mostra tanta força assim.

Acredito que o São Paulo não teve ter problemas para superar o Nacional/URU e avançar para, aí sim, sentir o “bicho pegar” num confronto de quartas de final contra Palmeiras ou Botafogo.