O São Paulo venceu o Flamengo por 1 a 0 neste domingo, em pleno Maracanã, pelo jogo de ida da final da Copa do Brasil. O resultado dá ao time paulista a vantagem do empate na partida de volta, no próximo domingo, no Morumbi. Mas nem acho que é essa vantagem que coloca o São Paulo muito favorito na Copa do Brasil. Eu escrevi há um mês que essa final do torneio tinha alguns ingredientes em interessantes. E, agora, eles vão se revelando a favor do tricolor paulista.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
O mando de campo não favoreceu ao Flamengo desta vez. Nem no sorteio, que botou a partida de volta na casa do São Paulo, nem na prática, já que o Fla perdeu em casa, com Maracanã lotado e com recorde de renda.
Eu lembrei há um mês que o Morumbi está diferente. A torcida são-paulina acordou e o estádio “pulsou” na classificação em cima do Corinthians na semifinal da Copa do Brasil. Não tenho a menor dúvida de que essa atmosfera vai se repetir no próximo domingo!
No confronto entre os técnicos, goleada para Dorival Júnior! O treinador do São Paulo, que já tem dois títulos da Copa do Brasil — em 2010, pelo Santos, e no ano passado pelo próprio Flamengo —, está trabalhando em paz. Clima bom, jogadores dedicados, esquema tático assimilado. Tá tudo dando certo! Do outro lado, Jorge Sampaoli nem sabe que chega empregado ao jogo de volta. Xingado pela torcida, frio no relacionamento com os jogadores, defendido somente por parte da diretoria do Flamengo.
O São Paulo parece pronto para ganhar a Copa do Brasil pela primeira vez. Lucas Moura, mesmo sem precisar ser espetacular, deu o toque a mais que faltava à equipe. Dorival está em alta e o Morumbi pode ser mais fator de desequilíbrio a favor da equipe paulista.
Só que…
O São Paulo é muito favorito na Copa do Brasil. Só que estamos falando de futebol. E futebol esse time do Flamengo tem. Ou tinha. Se o Fla recuperar o que pode jogar, a partida de volta da final da Copa do Brasil ficará totalmente em aberto. A questão é que está cada vez mais difícil acreditar que essa fase atual do Flamengo vai passar sem mudanças no comando ou no elenco.
Por sinal, me conta uma coisa. Você, flamenguista, mudaria o treinador antes da partida de volta da final da Copa do Brasil?
LEIA TAMBÉM: VÍDEO | Após derrota, Gabigol manda beijo para Dorival