Uma semana perfeita para o Vasco! Como ainda não havia acontecido neste ano de 2023. E, enfim, o torcedor do Vasco abre o sorriso.
Não, o time ainda não está fora do risco de rebaixamento. Nem está próximo de levantar o título de algum torneio de mata-mata. Longe disso. Mas o que aconteceu nos últimos seis dias foi suficiente para afirmar que, pela primeira vez na temporada, o Vasco dá alegria à sua torcida.
No sábado, goleada por 4 a 2 sobre o Fluminense, com direito a drible desconcertante de Rossi em Marcelo e uma fábrica de memes em cima disso. Cinco dias depois, a reabertura de São Januário à torcida, que lotou o estádio e viu uma atuação de gala. Resultado: mais uma goleada, agora por 5 a 1 sobre o Coritiba. E o Vasco está a apenas dois pontos de sair da zona de rebaixamento, com um jogo a menos do que Bahia (16º colocado, com 26 pontos) e Santos (17º colocado, com 25)!
O que mudou?
Não há como não dar crédito ao trabalho do técnico Ramón Diaz. Após duas derrotas nos dois primeiros jogos — 2 a 0 para o Athletico/PR e 3 a 1 para o Corinthians —, o Vasco teve vitórias importantes a partir daí, batendo Grêmio, Atlético/MG e Fluminense, por exemplo.
O treinador devolveu confiança aos jogadores, que antes rifavam a bola e, agora, arriscam dribles e finalizações, sem medo de errar.
A narrativa da diretoria do “contra tudo e contra todos” também funcionou. Aproveitando a disputa fora de campo pela reabertura de São Januário — que foi fechado à torcida após a derrota por 1 a 0 para o Goiás no dia 30 de junho, quando torcedores atiraram objetos em campo e causaram tumulto também fora do estádio —, houve uma campanha para unir time e torcida. Deu certo.
Crise no rival
E pra semana vascaína ficar ainda melhor, o maior rival está em crise! Com o Flamengo em crise dentro e fora de campo, podendo piorar caso o time não conquiste a Copa do Brasil no domingo, o torcedor do Vasco está feliz como há muito não ficava.
Em resumo: o Vasco ainda vive a ameaça de rebaixamento. Mas o momento é muito favorável e, se mantiver essa pegada, dá pra escapar de vez do fantasma da Série B e ainda beliscar uma vaga na Sul-Americana do ano que vem. Se perguntarem hoje ao vascaíno, ele dirá que dá tempo até de brigar por vaga na Libertadores de 2024. Alguém duvida?