Esportes

Os maiores goleadores da história das Copas do Mundo

Ronaldo – 15 gols

Ronaldo é o maior artilheiro de todas as Copas, com 15 gols. O ex-jogador recebeu a primeira chance na Seleção em março de 1994, às vésperas do Mundial dos Estados Unidos, onde foi campeão sem jogar. A Copa da França, em 1998, prometia ser a sua consagração. O craque, que foi ao torneio como duas vezes o melhor jogador do planeta pela FIFA, marcou quatro vezes e foi o artilheiro da Seleção no torneio. Porém, o título não veio. Em 2002, na Coreia do Sul e no Japão, o Fenômeno deu a volta por cima. Depois de sofrer com lesões, o ex-atacante anotou oito gols e foi fundamental na conquista do quinto título mundial da Seleção. O bom desempenho rendeu ao ex-camisa 9 o seu terceiro prêmio de melhor jogador da temporada pela FIFA. Quatro anos depois, na Alemanha, Ronaldo balançou as redes três vezes e se tornou o maior goleador da história das Copas do Mundo.

Klose e Muller – 14 gols

Klose aparece na segunda colocação do ranking, com 14 gols. Servindo à seleção alemã desde 2001, o atacante disputou as Copas do Mundo de 2002, 2006 e 2010. Nas duas primeiras edições, o artilheiro marcou dez gols. Já na África do Sul, o polonês naturalizado alemão balançou as redes outras quatro vezes. Com 34 anos, Klose espera atuar bem no Mundial de 2014, no Brasil, para superar Ronaldo. Também com 14 gols aparece Gerd Muller. Maior artilheiro da seleção da Alemanha, o ex-atacante anotou dez gols na Copa de 1970, no México, sendo o artilheiro da competição. Em 1974, Muller anotou quatro tentos ajudou o time germânico conquistar o título em casa, derrotando a Holanda, de Cruyff.

Just Fontaine – 13 gols

Just Fontaine é o terceiro maior artilheiro de todas as Copas, com 13 gols. Fontaine tinha como maiores características sua velocidade, dribles curtos, chutes certeiros e, embora não fosse um jogador muito alto, um ótimo cabeceio. Foi um dos mais importantes jogadores da história do futebol francês. Ele é até hoje o maior artilheiro em uma única Copa do Mundo, com os 13 gols marcados na Copa da Suécia, em 1958.  Ao todo, foram espantosos 30 gols em 21 partidas pela França. Fontaine ainda superou notáveis jogadores como Michel Platini e Zinedine Zidane em 2004, quando foi eleito o melhor jogador francês dos cinquenta anos da UEFA, nos prêmios do jubileu da entidade.

Pelé – 12 gols

Pelé é o quarto mais artilheiro em Copas, com 12 gols. Ele é reconhecido por todos como o melhor jogador de futebol da história. O craque foi camisa 10 do Brasil em quatro Mundiais, eternizando o número.  Logo em sua primeira participação no torneio mais importante do futebol, o Rei anotou seis tentos e ajudou o Brasil a conquistar a sua primeira Copa. Sofrendo com lesões, Pelé anotou um gol na edição de 1962, quando a Seleção faturou o Bicampeonato, e outro em 1966. Em seu último Mundial, Pelé, mais experiente, mostrou todo o seu futebol, balançou as redes quatro vezes e foi decisivo na conquista do Tri.

Sándor Kocsis e Jurgen Klinsmann – 11 gols

Sándor Kocsis é o quinto maior artilheiro em Copas com 11 gols. O húngaro jogou pela seleção de seu país, tendo feito no total, 68 partidas, com 52 vitórias, 11 empates, apenas três derrotas e incríveis 75 gols. Kocsis era um ponta-de-lança de muita habilidade, cuja maior característica era o cabeceio forte e certeiro. Todos os seus tentos em Mundiais ocorreram na edição de 1954, na Suíça. Apesar de seu ótimo desempenho, a Hungria perdeu a final para a Alemanha.

Jurgen Klinsmann também soma 11 gols em Copas do Mundo e fecha o ranking dos maiores goleadores do torneio. O alemão disputou três edições da competição mais importante do futebol (1990, 1994 e 1998). Em sua primeira participação, na Itália, anotou três gols e ajudou a Alemanha faturar o Tricampeonato. Nos Estados Unidos, o ex-atacante e hoje treinador anotou cinco tentos. Em 1998, na França, ele balançou as redes três vezes, fechando sua participação em Copas.