Casal que luta unido permanece unido. A frase é perfeita para os caratecas Bruno Conde e Nicole Mota. O capixaba e a paulista são namorados, moram juntos em Vitória e vão estrear nesta sexta-feira (3) nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Ambos competem na modalidade kata, que simula um “combate imaginário”.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
A união dos dois se deu pelo caratê. Bruno, natural da Serra, foi treinar em Jaboticabal, cidade do interior de São Paulo, com os pais de Nicole. O namoro começou assim e, depois, Nicole, mais experiente e com conquistas pela seleção brasileira adulta, passou a ser também a treinadora do capixaba.
“Já tem um bom tempo que ela é a minha treinadora e é legal. É diferente. A gente tem que saber separar as coisas da vida pessoal e da vida profissional. Ser colega de treino e ela ser a minha treinadora. A gente faz dar certo”, contou Bruno, lembrando que o casal ainda é sócio numa marca de roupas.
Bruno Conde tem 24 anos e muitos anos de seleção brasileira de base. Agora na seleção adulta, foi terceiro colocado no Sul-Americano deste ano. E espera se destacar em Santiago para manter a tradição do esporte, que já rendeu 43 medalhas para o País na história.
“Sem dúvidas, o Pan de Santiago é o maior evento que eu vou disputar na minha vida! Mesmo já tendo disputado todos os eventos possíveis. É o maior evento multiesportivo das Américas e é super concorrido. Tô feliz de poder participar deste momento e vai ser um marco na minha carreira. As expectativas são as melhoras e a visibilidade é realmente muito maior. Espero colher os frutos de todo esse meu trajeto”, avaliou o capixaba.
Paulista Nicole adota as cores do Espírito Santo
Bruno Conde é estreante em Pan e acredita que a competição pode mudar o seu patamar no caratê nacional e internacional. Por sua vez, Nicole Yonamine Mota chega a Santiago com bem mais bagagem do que o aluno e namorado. Literalmente, já que acabou de chegar de Budapeste, na Hungria, onde disputou o Campeonato Mundial.
A carateca treina desde os três anos. Entrou para a seleção nas categorias de base e evoluiu até a equipe principal. Já foi líder do ranking brasileiro, esteve entre as 10 melhores do ranking mundial e, entre os vários títulos, foi campeã dos Jogos Sul-Americanos de 2022.
“Este é o meu segundo ciclo, é a minha segunda vez nos Jogos Pan-Americanos e estou muito animada. Foram quatro anos de preparação. Realmente, tô muito feliz por representar o País numa competição dessa grandiosidade novamente e, agora, também representando o estado do Espírito Santo”, contou Nicole.
As disputas do caratê começam às 10 horas (horário de Brasília) desta sexta-feira (3). A definição das medalhas da modalidade kata acontecem no mesmo dia, a partir das 15h20.
LEIA MAIS: Capixabas no Pan: Jojô se despede do Rajadão e vai buscar o pódio nesta sexta-feira