Esportes

Pan-Americano de parapente é suspenso após morte de piloto em Baixo Guandu

O evento retorna na próxima quarta-feira e o município também vai sediar uma etapa do Campeonato Mundial de Parapente

Pan-Americano de parapente é suspenso após morte de piloto em Baixo Guandu

O Pan-Americano de parapente foi suspenso nesta terça-feira (3), em Baixo Guandu, após a morte do piloto Alessandro Heringer de Jesus. O acidente aconteceu na tarde da última segunda-feira (2) durante as competições do Pan-Americano de Parapente que acontecem na cidade.

O evento retorna na próxima quarta-feira (4) normalmente, com encerramento previsto para o próximo sábado (7). De acordo com a prefeitura do município, Baixo Guandu vai sediar também, entre os dias 14 e 21 de abril, uma etapa do Campeonato Mundial de Parapente.

Por meio de uma nota oficial emitida nesta terça-feira, a prefeitura externa sua solidariedade aos familiares do piloto vitimado e demais competidores do Pan-Americano, agradecendo também à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros nos trabalhos de resgate do corpo, na região da serra do Monjolo.

Alessandro Heringer de Jesus era policial civil no Rio de Janeiro, tinha 40 anos e o corpo segue para o estado carioca para sepultamento. O piloto era experiente, com mais de 10 anos participando de competições de parapente.


Veja a nota na íntegra:

“A Prefeitura Municipal de Baixo Guandu lamenta profundamente o trágico acidente ocorrido nesta segunda-feira, 02 de abril, que vitimou fatalmente o piloto carioca Alessandro Heringer de Jesus, durante as competições do Pan-Americano de Parapente que se realizam no município.

Externamos aqui nossa solidariedade aos familiares de Alessandro e aos 140 pilotos de 22 países que participam da realização do evento, competição que tem o apoio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) e do Município de Baixo Guandu.

Agradecemos o apoio da Polícia Militar, que enviou um helicóptero para o resgate do piloto, bem como ao Corpo de Bombeiros, que não mediram esforços no resgate.

Esclarecemos que a rampa do Monjolo, em Baixo Guandu, é considerada uma referência em estrutura e segurança nas competições de parapente, tendo sediado nos últimos anos diversas etapas nacionais e internacionais daquela modalidade esportiva.

O Pan-Americano de parapente, atendendo às regras internacionais do voo livre, terá na data de hoje, terça-feira, 03 de abril, uma paralisação na competição, retornando às atividades amanhã, com encerramento previsto para o próximo sábado, 7 de abril”.