Esportes

Paraná perde para o Brasil de Pelotas e segue ameaçado pela queda na Série B

Após esboçar reação com a vitória sobre o CRB, na rodada passada, o Paraná voltou a tropeçar nesta segunda-feira. Jogando em casa, estádio Durival Britto, o time paranaense perdeu para o Brasil de Pelotas por 1 a 0, no encerramento da 30ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Esta foi a nona derrota em dez jogos, porque o Paraná tinha sofrido oito tropeços seguidos, uma marca histórica, antes de vencer na rodada anterior. Por enquanto, continua na 16ª posição, com 32 pontos, superando o Figueirense, também com 32 pontos, no número de vitórias: 8 a 7. O time catarinense abre a zona de degola, na frente de Náutico (32), Botafogo (25) e Oeste (19).

De outro lado, o Brasil segue em recuperação. Vinha de uma vitória e um empate em casa e agora aparece já na 11ª posição, com 40 pontos. A diretoria, inclusive, já sinalizou pela ampliação do contrato com o técnico Cláudio Tencati.

Precisando pontuar e jogando na condição de mandante, o Paraná tentou impor o ritmo de jogo. Mas encontrou um adversário bem armado na defesa, pronto para tentar surpreender em algum contra-ataque. A chance aconteceu aos 24 minutos, quando Felipe Albuquerque desceu em velocidade pelo lado direito e rolou para trás. Luiz Henrique bateu de chapa por cima do travessão.

O Paraná não conseguia as infiltrações e só restava mesmo arriscar de longe. Foi o que fez Higor Meritão aos 26 minutos, da entrada da área. Chutou cruzado e o goleiro Rafael Martins saltou para espalmar.

O Paraná voltou para o segundo tempo tentando fazer a pressão, com marcação alta. No primeiro minuto, Higor Meritão, outra vez, da frente da área disparou o chute e Rafael Martins espalmou para escanteio.

Mas o Brasil encontrou o contra-ataque que precisava aos 17 minutos. Bruno José fez o passe em diagonal e Luiz Henrique bateu cruzado, sem chances de defesa. Mas o Paraná não conseguiu reagir, não chegando ao ataque.

Só teve uma boa chance aos 35 minutos, após rebote da defesa e chute seco de Renan Bressan. Mas a bola saiu do lado da trave esquerda. O time paranaense não criou mais nenhuma chance. Esta foi sua 14ª derrota.

Os dois times, agora, voltam a campo fechando a 31ª rodada na outra segunda-feira. O Paraná vai sair diante da líder Chapecoense, às 20 horas, na Arena Condá. O Brasil vai receber em Pelotas (RS), a partir das 17 horas, o Confiança.

FICHA TÉCNICA:

PARANÁ 0 x 1 BRASIL DE PELOTAS

PARANÁ – Renan (Filipe); Paulo Henrique, Rafael Lima, Fabrício e Jean; Luan (Jhony Douglas), Karl e Higor Meritão (Renan Bressan); Thiago Alves, Bruno Gomes (Bruno Lopes) e Wandson (Andrey). Técnico: Gilmar Dal Pozzo.

BRASIL DE PELOTAS – Rafael Martins; Felipe Albuquerque, Diego Ivo, Héverton e Alex Ruan; Sousa, Bruno Matias (Pablo), Rafael Vinícius e Matheus Oliveira (Matheusinho); Bruno José (Nuno) e Luiz Henrique (Wellissol). Técnico: Cláudio Tencati.

GOL – Luiz Henrique, aos 17 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – Jhony Douglas e Thiago Alves (Paraná); Diego Ivo (Brasil).

ÁRBITRO – Leandro Bízzio Marinho (SP).

RENDA E PÚBLICO – Jogo sem torcida.

LOCAL – Estádio Durival de Britto, em Curitiba (PR).