Esportes

Paratletas de Anchieta e Guarapari conquistam medalhas em Curitiba

Atletas do Estado conquistaram ao todo 117 medalhas

Foto: Divulgação
O paratleta de Anchieta Edson Moreira (boné branco) ao lado do seu treinador Eduardo (camisa azul).

Os paratletas capixabas de Guarapari, Anchieta, entre outros municípios, conquistaram várias medalhas durante a etapa regional Rio-Sul do Circuito Brasil Loterias Caixa, que aconteceu em Curitiba. Com uma delegação de mais de 70 pessoas, os atletas conquistaram 117 medalhas e 13 classificações para a etapa nacional, que acontece em maio para a natação e junho para o atletismo, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

O atleta de Guarapari Breno Costa foi medalhista de prata nos 200 metros medley. Outro representante da cidade foi Renato Madeira, que foi bronze no lançamento de dardo categoria: F57 masculina.

Foto: Divulgação
O atleta de Guarapari Breno Costa foi medalhista de prata nos 200 metros medley.

Renato e o paratleta deficiente visual Edson Moreira Benevides de Anchieta, ganhador de três medalhas no atletismo, duas de prata, 200, 1500 metros e uma de bronze nos 800 metros, foram treinados e, no caso do Edson, guiado também, pelo treinador Luiz Eduardo de Oliveira Neves, professor de Guarapari.

De acordo com o treinador, é muito importante trabalhar com esses atletas, vendo cada um superar seus limites. “Quem trabalha com o paradesporto consegue ver a evolução deles como atletas e como pessoas, muitos chegam tristes, ate depressivos, e o esporte acaba sendo uma forma de tentarmos reintegrá-los, se sentirem importantes para a sociedade”, relatou Eduardo.

O guia e treinador está envolvido com o paradesporto desde 2009 e por isso resolveu se capacitar. “Hoje sou treinador Paralímpico Nível II de Atletismo, certificado pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro). Também estou na batalha por apoio da Prefeitura para desenvolver o projeto em Guarapari”, finalizou.