Cinco paratletas de Cachoeiro de Itapemirim conquistaram na última semana, medalhas de ouro, prata e recorde nas Paralimpíadas Escolares. Os competidores fizeram parte do grupo que representou o Espírito Santo na competição, em São Paulo.
O torneio é uma realização do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e reuniu atletas de todo o Brasil. As Paralimpíadas Escolares tiveram a sua primeira edição em 2009. É o maior evento para crianças com deficiência em idade escolar. O objetivo é estimular a participação dos estudantes com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de todas as escolas do território nacional, promovendo ampla mobilização em torno do esporte.
Os cachoeirenses Weller Alvarenga e Nicolly Chamon conquistaram medalhas de ouro nas três provas disputadas no atletismo. Já Letícia Machado ficou em segundo lugar em equipe no vôlei sentado, sendo esta a primeira vez que o Estado foi representado na modalidade. Os paratletas Kelly Romanel e Yure Kauã disputaram no parabadminton, e Yure conquistou o quinto lugar.
Treinamento
Os competidores foram treinados pelo professor do programa Nosso Esporte Cachoeiro, Douglas Franco, que foi o técnico dos atletas nesta competição. As instituições de ensino onde os atletas estudam ofereceram todo apoio nas Paralimpíadas, como forma de incentivo e de inclusão.
Entre os 27 estados do País que estiveram na disputa, o Espírito Santo terminou na nona colocação geral, na soma dos resultados obtidos entre todos os esportes. Ao todo, foram 68 medalhas, sendo 39 de ouro, 19 de prata e 10 de bronze. Cinquenta e sete atletas, em uma delegação total de 101 pessoas, que incluiu também técnicos e guias, estiveram na capital paulista representando o paradesporto escolar capixaba.