Esportes

Paulo André é barrado e Brasil acaba desclassificado no 4x100m

Sem o capixaba Paulo André, que foi substituído por Jorge Vides, Brasil termina em sétimo na final do 4x100m no Mundial de Atletismo, mas é desclassificado depois

Foto: Wagner Carmo/CBAt

O Brasil não conseguiu repetir suas melhores atuações com o revezamento 4x100m masculino e foi desclassificado na decisão do Campeonato Mundial de Atletismo neste sábado (26), no Centro Nacional de Atletismo, em Budapeste, na Hungria. A medalha de ouro ficou com os Estados Unidos (37s38), a de prata com a Itália (37s62) e a de bronze com a Jamaica (37s76).

O Brasil correu a final com Rodrigo do Nascimento, Jorge Vides, Erik Cardoso e Felipe Bardi, na raia 2. Uma formação que barrou o capixaba Paulo André, que foi substituído por Jorge Vides momentos antes da prova por decisão do técnico Victor Fernandes.

>> Quer receber nossas notícias de Esportes 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Com essa formação, o quarteto brasileiro fechou a prova em sétimo lugar, com 38s82. Mas na saída da pista, já na área de entrevistas, os atletas souberam da desqualificação por passagem de bastão fora da área demarcada.

“Aqui (no Mundial) não tivemos boas passagens, nem na qualificação e nem na final, mas treinamos muito nos campings, nos preparamos. Mas é um processo. Vamos trabalhar e seguir em frente que esse grupo é muito bom e pode trazer medalhas para o Brasil”, disse Rodrigo do Nascimento, um dos mais experientes da equipe brasileira, que integrou o 4x100m campeão no Mundial de Revezamentos de Yokohama (JAP), em 2019.

PA barrado na final

Atual campeão brasileiro dos 100m, Paulo André, o PA, como é conhecido, voltou a seleção brasileiro em julho, após ser vice-campeão do reality show BBB de 2022 e ficar um ano e meio afastado das pistas. Ele correu a semifinal no Mundial de Budapeste, abrindo a prova. Neste sábado, porém, acabou fora da decisão.

“Optamos pelo melhor de cada atleta para cada perna no primeiro ‘tiro’. O PA era a saída, o Felipe e Erik as corridas lançadas e o Rodrigo para fechar”, explicou o treinador Victor Fernandes, coordenador técnico do revezamento, justificando a mudança na formação para a final: “A ideia de mudar a formação foi tentar algo pelo resultado. O PA é um velocista de muita qualidade e com quem todo mundo conta para o revezamento brasileiro.”

Postagem nas redes sociais

Cerca de três horas antes da prova deste sábado, Paulo André usou as redes sociais para explicar a sua ausência na final do revezamento. E deixou claro que não sentiu nenhum problema físico e que a decisão de ficar fora foi tomada exclusivamente pelo treinador Victor Fernandes.

“O técnico optou por uma mudança, escalou o time de uma forma diferente e eu não estarei nessa nova escalação. Lembrando que o técnico do revezamento não é o meu treinador, o Carlos Camilo. A única coisa que eu queria frisar é que estou saudável, não lesionei, não tive nenhum incomodo. Estou 100% para correr. Estou fazendo esse vídeo antes da competição justamente para não ter nenhuma mudança na minha fala”, disse PA, que continuou:

“É óbvio que não estou contente, não estou feliz. Eu queria estar dentro da pista para ajudar meus companheiros, para dar meu máximo, como sempre aconteceu. Sempre que eu entro na pista é para dar meu máximo. Enfim. Essa foi a decisão do treinador, e a gente tem de respeitar”, disse PA.