A cidade de Domingos Martins recebeu, no último domingo (08/11), a edição inaugural da Maratona Pedra Azul, primeira prova de 42 km do Brasil após o início da pandemia e que marcou a retomada dos eventos esportivos no Estado. Os corredores foram desafiados em percursos de 42 km, 21 km, 12 km e 6 km de caminhada.
Para que o evento recebesse o aval das autoridades locais, os organizadores tiveram que se adaptar a um protocolo sanitário assinado pela Federação Capixaba de Atletismo (Fecat) com recomendações do Governo Estadual e da Secretaria Estadual de Saúde.
Houve medição de temperatura no acesso dos atletas ao local da corrida, o uso de máscara era obrigatório na arena e houve distanciamento entre os participantes na largada, que foi realizada em grupos conforme a modalidade.
A primeira edição da Maratona Pedra Azul teve que limitar a quantidade de participantes por conta do protocolo sanitário e reuniu 500 corredores de nove estados e do Distrito Federal.
O clima foi atípico para a região das montanhas capixabas, com o sol dando as caras desde as 7 horas, momento quando foram iniciados os procedimentos de largada no Quadrado de São Paulinho, no cruzamento da Rota do Lagarto com a ES-164.
Os primeiros a largar foram os participantes dos 42 km, seguidos pelos corredores dos 21 km, 12 km e os caminhantes dos 6 km.
Os corredores percorreram a charmosa Rota do Lagarto, com piso de asfalto e bloquetes de concreto, passaram pelo asfalto do acostamento da ES-164, entraram em alguns trechos de estradão de terra e tiveram que encarar um percurso sinuoso e repleto de subidas e descidas.
Vencedores
“Comecei de forma conservadora, sabendo que a prova tinha um grau de dificuldade médio para alto. A partir do quilômetro 30 ultrapassei o primeiro colocado e fui campeão”, afirma Messias Varga Mouras, campeão dos 42 km com 3h12min49.
Entre as mulheres, a vitória ficou com a atleta da casa Diana Bellon, que costuma fazer seus treinos em parte do percurso da corrida. “Eu achei que a prova seria mais fácil, mas senti dificuldade por conta do clima, já que fez um sol absurdo. Mas gostei muito e ano que vem estaremos juntos novamente”, comenta a capixaba que confirmou o favoritismo e marcou 3h57min07.
Satisfação
“Estamos bastante satisfeitos com o resultado final em um local tão especial como esse. Fizemos muito mais do que uma corrida, foi a promoção de um destino turístico”, afirma Yoshiya Suwa, diretor geral do evento. Deixamos um legado importante para voltarmos ano que vem mais fortes e com uma entrega melhor ainda”, completa o dirigente.
“Em nome do Governo do Espírito Santo e da Secretaria de Turismo, fica o nosso agradecimento pela realização exitosa e impecável da Maratona Pedra Azul, um evento que promoveu qualitativamente o destino em todo o País”, afirma Dorval de Assis Uliana, secretário de Estado de Turismo do Espírito Santo.
Próxima edição
A edição 2021 da Maratona Pedra Azul já está marcada para o dia 7 de novembro e as inscrições abrirão em breve no site www.maratonapedraazul.com com um lote promocional e limitado.
Resultados:
42 km masculino
Messias Vargas Moura – 3h12min49
Jose Eduardo Motta Garcia – 3h23min26
Matheus Serra Nunes Siqueira – 3h26min15
Arthur Guilherme Rezende – 3h27min26
Humberto Tadeu Santanna – 3h35min37
42 km feminino:
Diana Bellon – 3h57min07
Adriana Pereira da Silva Rosa – 4h04min40
Rosivania Soares da Silva – 4h34min17
Camila Resende Pires – 5h06min22
Jacqueline Barbosa do Rego – 5h21min41
21 km masculino
Estevao do Nascimento Pereira – 1h44min54
Dione Jose Mariano – 1h46min17
Celso Henrique Maforte Filho – 1h49min23
Robson Sales – 1h52min37
Renato Rogerio de Carvalho – 1h53min04
21 km feminino
Lyvia Rostoldo Macedo -2h04min40
Isabela Cristina Mendes Costa – 2h07min38
Roselania Alves Valentim – 2h08min48
Carla Lorenzon Barbosa – 2h13min52
Jucelia Faria – 2h20min02
12 km masculino
Leandro Antonio gomes de Souza – 54min22
Lucas Pinheiro Silva – 56min01
Reinaldo da Silva Neves – 57min35
Jose Charles Astori Arpini – 1h01min32
Luis Carlos Alves da Cruz – 1h02min20
12 km feminino
Elizangela Lucio Candido – 1h07min34
Jakline de Freitas Cordeiro da Rocha – 1h08min16
Jennifer Rayane Gino Soares – 1h10min16
Leticia Velten – 1h13min42
Sara Barbosa Miranda – 1h18min30
Os resultados completos serão divulgados em breve no site www.maratonapedraazul.com.