Esportes

Esperança de Camarões está no ataque. E não é Eto'o

Após se destacar no Cotonsport, Aboubakar, que estreou na Seleção Camaronesa apenas em maio de 2010, contra a Eslováquia, atualmente joga no campeonato francês

Vincent Aboubakar é a esperança dos camaroneses Foto: Divulgação

Samuel Eto’o é inquestionavelmente o astro da seleção de Camarões. Ele tem experiência, tendo jogado em quatro Copas do Mundo, e o retrospecto de duas vezes campeão da África, quatro vezes vencedor da Liga dos Campeões, o goleador mais prolífico na história da Copa das Nações na África, etc. Os olhos de milhões de torcedores em todo o mundo estarão voltados para ele. Mas o homem em quem a maioria dos torcedores camaroneses deposita mais esperança não é Eto’o, mas Vincent Aboubakar.

O jogador de 22 anos nunca foi campeão da África, Europa e nem mesmo da França, onde joga no modesto Lorient. Mas ele está começando a conquistar uma grande reputação. Ele já é bem conhecido em Camarões, onde foi astro do Cotonsport de Garoua e foi o único jogador de casa a ser incluído na seleção para a Copa do Mundo de 2010.

Ele não entrou em campo no torneio na África do Sul, mas depois foi para o Valenciennes, onde teve pouco impacto por três anos antes de sua transferência para o Lorient. Agora, suas apresentações durante uma temporada com Les Merlus foram tão espetaculares que já se fala em outra transferência, desta vez para um clube mais glamouroso. Ele terminou a temporada na França como terceiro maior artilheiro no Campeonato Francês, com 16 gols (e cinco assistências) em 32 jogos e escolhido o melhor em campo repetidas vezes. Ele integrou a curta lista para o Prêmio Marc-Vivien Foé, concedido ao melhor jogador africano na França.

Aboubakar foi o principal motivo para o Lorient ter evoluído de um dos favoritos ao rebaixamento a oitavo lugar na classificação final do Campeonato Francês. O técnico, Christian Gourcuff, merece muito crédito pela força coletiva de sua equipe e, sem dúvida, conseguiu extrair o melhor de Aboubakar.