São Paulo – A proximidade dos Jogos Olímpicos está atraindo atletas de alto rendimento de todo o mundo para todo o Brasil e não só para o Rio de Janeiro. A Rússia é um exemplo disso. Os melhores judocas do país estão em Pindamonhangaba, no interior de São Paulo, num treinamento com a seleção brasileira. Já a equipe de nado sincronizado, pentacampeã olímpica, chega na quarta-feira em João Pessoa.
A escolha pela capital da Paraíba se justifica pelo fato de a cidade contar com um parque aquático que tem uma piscina para a prática da modalidade, na Vila Olímpica Parahyba. A delegação russa que irá à Paraíba tem 14 atletas e 23 pessoas no total.
“Eles já pretendiam realizar esse período de adaptação na América do Sul por conta do clima e como a Vila tem, em toda a América Latina, a única piscina exclusiva para essa modalidade, vão estar aqui até o fim do mês”, explicou Antônio Meira, da Federação de Desportos Aquáticos da Paraíba.
No ano passado, o local também já havia recebido a seleção norte-americana de saltos ornamentais, que fez um período de treinamentos no local. Esse tipo de intercâmbio deve se acentuar ao longo do ano, especialmente após o fim do verão brasileiro.