O Al-Hilal enfrenta o Al-Tai nesta terça-feira (29), às 12h05 (de Brasília), pelas oitavas de final da Copa do Rei Saudita. Mas o atacante Neymar, recuperado de lesão no joelho esquerdo, está fora da partida.
Assim como acontece no Campeonato Saudita, o brasileiro só poderá voltar a disputar a competição a partir de janeiro de 2025, já que não foi inscrito na lista de estrangeiros da equipe.
VEJA TAMBÉM:
> Cléber Machado votou em Rodri? Narrador revela seu voto na Bola de Ouro
> Vini Jr. faz postagem após perder a Bola de Ouro para Rodri
> Capixaba Savinho é o quarto melhor jogador jovem do mundo
O QUE ACONTECEU
A explicação para a ausência é simples: Neymar não foi inscrito pelo Al-Hilal para a disputa do Campeonato Saudita neste ano. No regulamento da Copa do Rei Saudita, é preciso que os jogadores estejam regularizados também na competição nacional.
Diante do quadro de recuperação do atacante, que lesionou o joelho e dois meniscos em outubro de 2023, a expectativa do Al-Hilal e da Seleção Brasileira era de que o camisa 10 estivesse à disposição a partir do agosto, o que não ocorreu.
Por isso, o clube, juntamente com o técnico Jorge Jesus, optou por deixá-lo fora da lista enviada à Federação Saudita para a disputa da competição.
Neymar ficou fora pelo limite de estrangeiros. Nesta temporada, a Federação Saudita impõe que cada clube tenha, no máximo, 10 estrangeiros por elenco, sendo que dois destes podem ter, no máximo, 21 anos. No elenco atual do Al-Hilal, há 10 estrangeiros, mas apenas um com 21 anos, o brasileiro Marcos Leonardo, ex-Santos e Benfica. Dessa forma, há nove jogadores para oito vagas.
Diante da demora para Neymar se recuperar, Jorge Jesus optou por colocar Renan Lodi no lugar de Neymar. Dessa forma, o camisa 10 só pode retornar ao Campeonato Saudita e à Copa do Rei Saudita em janeiro, quando é permitido fazer alterações na lista por causa da janela de transferências.
EXPECTATIVA DE RETORNO À SELEÇÃO APÓS MAIS DE 1 ANO
Um ano e quatro dias após se lesionar em partida da Seleção Brasileira contra o Uruguai pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, Neymar voltou a entrar em campo em uma partida oficial no dia 21 deste mês.
O brasileiro ficou 29 minutos em campo na vitória sobre o Al-Ain, por 5 a 4, pela Liga dos Campeões da Ásia.
A próxima convocação de Dorival Júnior para a Seleção Brasileira será anunciada na próxima sexta-feira (1º). Com a ausência do atacante em partidas oficiais até lá, o treinador da Seleção precisa definir se convoca Neymar com base em 29 minutos disputados contra o Al-Ain.