
O Porto Vitória vai viver mais um momento histórico em sua curta jornada no futebol profissional. Neste sábado (19), o time vai disputar pela primeira vez uma partida pela Série D do Brasileiro.
O Porto Vitória estreia contra o Nova Iguaçu, às 15h30, no estádio Sumaré, em Cachoeiro de Itapemirim.
Leia também:
Rio Branco estreia na Série D do Brasileiro com o sonho de subir de divisão
Atacante capixaba de 17 anos assina primeiro contrato profissional com o Corinthians
“Golaço dos Crias”: veja como os jovens craques brilham no futebol de base do ES
Novato na Série D do Brasileiro
Fundado em 2014, o Porto Vitória só chegou ao futebol profissional em 2021. No ano passado, conquistou o seu primeiro título, ao vencer a Copa Espírito Santo, resultado que valeu a classificação para a Série D.
Em 2025, foi vice-campeão do Capixabão e, agora, vai disputar pela primeira vez a Série D do Brasileiro.
Times do ES no mesmo grupo da Série D
Porto Vitória e Rio Branco são as duas equipes do Estado na competição e estão no Grupo A6, com equipes do futebol carioca, mineiro e paulista.
- Grupo A6: RIO BRANCO, PORTO VITÓRIA, Nova Iguaçu-RJ, Boavista-RJ, Pouso Alegre-MG, Maricá-RJ, Portuguesa-SP e Água Santa-SP.
Formato de disputa
As 64 equipes participantes que sonham com o acesso e o título foram divididas em oito grupos, com oito integrantes em cada. A primeira fase terá 14 rodadas, com turno e returno e jogos dentro de cada grupo. Ao fim, as quatro melhores equipes de cada grupo avançam para a segunda fase.
Desta etapa em diante, as vagas serão decididas em sistema de mata-mata, com jogos de ida e volta, até a final.
Os quatro times classificados para a semifinal já se garantem na edição do próximo ano da Série C. As finais da Série D estão previstas para os dias 28 de setembro e 5 de outubro.
Reforços para sonhar com a Série C
Vice-campeão do Capixabão deste ano, o Porto Vitória buscou reforços para a disputa da Série D. O principal deles é o meia Matheus Firmino, que disputou o Campeonato Baiano pelo Jacuipense.
Chegaram também os atacantes Willians Santana, Alison Ribeiro e Erick Salles, além do meia João Paulo, ex-Rio Branco, e do lateral Netinho.
O técnico é Rodrigo Chagas, que salvou o time do rebaixamento no Capixabão e levou a equipe à final do campeonato.
Estreia em casa será no Sumaré
O Porto Vitória vai mandar os seus jogos na Série D no estádio Kleber Andrade, em Cariacica. No entanto, o local está reservado para show sertanejo neste sábado e, por isso, a estreia do Verdão da Capital será no Sumaré, em Cachoeiro de Itapemirim.
Serviço
Porto Vitória x Nova Iguaçu
- Quando: hoje (19)
- Horário: 15h30
- Local: estádio Sumaré, em Cachoeiro de Itapemirim
- Ingressos: R$ 10 (meia) e R$ 20 (inteira). Promoção de meia entrada solidária para todo mundo