Esportes

Portugal derrota o México no final com jogada aérea

Foxborough, Estados Unidos – Em jogo movimentado e cheio de oportunidades desperdiçadas, Portugal venceu o México por 1 a 0 no último lance importante da partida em Foxborough, perto de Boston, nos Estados Unidos, em mais um amistoso preparatório para a Copa do Mundo no Brasil. A jogada aérea portuguesa no final definiu o duelo desta sexta, que foi o último teste do México antes do embarque para o Mundial. Portugal ainda joga contra a Irlanda, na próxima terça, também em solo americano, desta vez em Nova York.

A partida começou com muitas disputas de bola ríspidas nas intermediárias, deixando o jogo com cara de Copa do Mundo. Portugal, que ainda não pode contar com Cristiano Ronaldo, em recuperação de tendinite no joelho esquerdo, comandava as ações no meio-campo, sendo surpreendido pelo México nos contra-ataques. As equipes saíram para o intervalo sem mexer no placar, mas mostrando um ritmo de jogo bem forte, com muito equilíbrio.

Na volta para a segunda etapa, as duas equipes mostraram que queriam abrir o marcador. Primeiro com o mexicano Layún, que avançou pela direita, chutou cruzado e obrigou boa defesa de Eduardo. Depois foi a vez de Portugal, quando Coentrão, após sobra de cobrança de escanteio pela direita, conclui firme para grande intervenção do goleiro mexicano Ochoa.

O ritmo das duas equipes aumentou e várias oportunidades surgiram dos dois lados. Numa delas, Chicharito Hernandez, que havia entrado aos 14 minutos, recebeu bola cruzada na área e concluiu na rede pelo lado de fora, assustando Eduardo. Em outra jogada, Chicarito deu bela assistência para Herrera. O meia dominou firme e chutou forte para excepcional defesa de Eduardo.

Portugal reagiu com Varela, aos 28, que cabeceou forte em cruzamento de João Moutinho. Ochoa fez uma boa defesa e evitou o gol português. Em outra chance mexicana, Chicarito, mais uma vez ele, serviu Pulido na área, que conclui rasteiro para outra excelente defesa de Eduardo.

Quando tudo levava a crer que o jogo terminaria sem gols, uma jogada aérea definiu a partida. Em falta pela direita do ataque português, aos 47 minutos do segundo tempo, João Moutinho levantou com precisão para a entrada da área. A zaga mexicana falhou e Bruno Alves subiu sozinho para testar firme. A bola entrou no canto de Ochoa.

Portugal enfrenta ainda a Irlanda antes da estreia na Copa contra a Alemanha, dia 16, na Arena Fonte Nova, em Salvador, pelo Grupo G. Além dos alemães, Portugal encara Gana e Estados Unidos. O México, adversário do Brasil no Grupo A, volta a entrar em campo na sua estreia no Mundial, na próxima sexta, dia 13, contra Camarões, em Natal, na Arena das Dunas.