Inchaço

Presidente da Conmebol sugere Copa do Mundo de 2030 com 64 seleções

Presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, faz proposta para aumento no número de seleções na Copa do Mundo de 2030

Presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez
Presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, quer Copa de 2030 com 64 seleções (Foto: Divulgação/ Conmebol)

O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, sugeriu nesta quinta-feira (10) que a Copa do Mundo de 2030 conte com 64 seleções, o dobro de equipes que disputaram o último Mundial, no Catar, em 2022.

O dirigente afirmou que a ideia seria realizar esta versão ampliada da Copa de forma excepcional, em razão do aniversário de 100 anos da competição.

Leia também:

Presidente da Conmebol diz que Libertadores sem brasileiros é “Tarzan sem Chita”

Botafogo x Ceará pode ser realizado no Kleber Andrade; veja os detalhes

OPINIÃO | O tamanho do vexame do Flamengo no Maracanã pela Libertadores

Copa do Mundo de 2026 já terá 48 equipes

A Copa do Mundo vinha contando com a participação de 32 times desde a edição de 1998 — em 1994, eram apenas 24 seleções.

Mas o próximo Mundial, em 2026, vai marcar uma ampliação no número de equipes, com 48. O evento será disputado em três países: Estados Unidos, México e Canadá.

A ideia de Dominguez é ampliar este número para 64 seleções, porém, somente nesta ocasião especial do centenário da Copa do Mundo.

“Estamos convencidos de que a comemoração do centenário será única, porque só se faz 100 anos uma vez. E é por isso que estamos propondo, somente uma vez, realizar este aniversário com 64 equipes, em três continentes simultaneamente. Para que todos os países tenham a oportunidade de viver uma experiência global, e para que ninguém neste planeta fique de fora desta festa que, embora seja jogada em todos os lugares, é a nossa festa”, afirmou Alejandro Domínguez, pelas redes sociais.

A ideia de Domínguez precisaria ser aprovada pela Fifa e seus órgãos internos para ser colocada em prática.

Independentemente disso, a Copa de 2030 já será disputada de forma excepcional por ser sediada em seis países diferentes, em três continentes.

Os três primeiros jogos serão disputados na Argentina, Paraguai e Uruguai, em referência ao centenário do torneio, inaugurado em 1930, em solo uruguaio. Da América do Sul, a Copa vai rumar para Espanha, Portugal e Marrocos, sedes das demais partidas do Mundial.