Neste domingo (9) estreou, na tela da TV Vitória/RecordTV, o programa Geração Gamer, em parceria com a DXC Mega Arena. Com apresentação da jornalista Chris Lemos, o conteúdo aborda o mundo dos e-Sports, falando com os principais astros do Brasil e também mostrando as competições de alto nível, como o Campeonato Brasileiro de League of Legends, o CBLoL.
Origem dos jogos eletrônicos
Acredita-se que os primeiros jogos eletrônicos tenham surgido na década de 1950, mas faltam registros para comprovar. O Tennis Two, desenvolvido em 1958 pelo físico nuclear William Higinbotham, é um pioneiro, mas não foi comercializado.
Na década seguinte, o Spacewar! foi elaborado por estudantes do Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT). O game rolava enquanto dois jogadores controlavam espaçonaves para destruir o oponente.
Na época, todos esses jogos eletrônicos eram vistos como experimentos. O primeiro que foi oficializado se chamava Ping-Pong, que em 1972 foi tido como referência para o Pong, da Atari, tornando-se um fenômeno.
Somente na década de 1980, o console Atari 2600 chegou ao Brasil com mais de 500 games. Essa época ficou marcada pela indústria como inesquecível até hoje, já que games como Tetris e Pac Man ainda são tão falados no meio gamer.
A consolidação, de fato, aconteceu já a partir de 1990, quando foram lançados Super NIntendo, Mega Drive e PlayStation. Os anos 2000 tiveram a chegada de equipamentos de alta qualidade, gerando melhor experiência entre os gamers: Xbox 360 e Xbox One, Wii e Wii U, PlayStation 3 e 4, e Nintendo Switch, entre outros.