Esportes

Projeto em Vitória dá aula gratuita de canoa havaiana para crianças e adolescentes

Canoa Viva Vitória é o primeiro projeto de canoa havaiana do Estado voltado prioritariamente para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social

Foto: Divulgação/Instituto Maratonas

O projeto Canoa Viva Vitória já está em plena atividade, levando semanalmente cerca de 100 adolescentes e jovens de comunidades de Vitória para o mar, durante as aulas de canoa havaiana, que estão acontecendo na Curva da Jurema.

No próximo sábado (31), às 8 horas, os alunos e seus familiares vão participar da cerimônia de batismo das duas canoas do projeto. A cerimônia será conduzida pelo presidente da Confederação Brasileira de VA’A, Jefferson Cabral. Além do batismo das canoas, no dia serão entregues os uniformes para os alunos.

VEJA TAMBÉM:

Atleta-guia capixaba realiza sonhos como fiel escudeiro nas Paralimpíadas

> Maratona de Vitória tem mineira bicampeã e novo recorde entre os homens

> Quem é a primeira mulher capixaba a atravessar o Canal da Mancha a nado

OBJETIVOS DO PROJETO

As atividades do projeto Canoa Viva tiveram início no dia 5 de agosto, e estão sendo desenvolvidas na Praia da Guarderia, na Curva da Jurema, em Vitória. O local já se destaca por concentrar grande número de praticantes de esportes aquáticos, da natação, passando pela canoa havaiana aos esportes a vela.

Realizado pelo Instituto Maratonas com recursos da lei federal de incentivo ao esporte, o Canoa Viva Vitória atende a 96 crianças e adolescentes de Vitória que, durante 12 meses, farão aulas de canoa havaiana e uma série de atividades complementares.

“Nosso objetivo é promover para esses adolescentes a oportunidade de contato com o esporte e com a natureza e, claro, se for o desejo deles, com as competições e até a evolução para alta performance”, explica o diretor-técnico do Instituto Maratonas, Marcio Junqueira.

AULAS DE CANOA E OFICINAS EDUCATIVAS

As instituições parceiras — Instituto João XXIII, Secri e a Obra Social Nossa Senhora das Graças — são responsáveis por encaminhar os participantes, que pertencem a bairros de grande vulnerabilidade social. Além das aulas, que ocorrem de segunda a quinta-feira, o projeto vai oferecer oficinas educativas, atividades de integração e competições locais, sempre com foco na inclusão social, saúde e respeito à cultura.

Foto: Divulgação/Instituto Maratonas

Com uma missão clara de promover o bem-estar e a inclusão social, o Canoa Viva Vitória se consolida como um projeto transformador, que fortalece comunidades e preserva tradições. A visão é que o projeto se torne referência nacional em canoagem social, transformando vidas e ampliando o acesso ao esporte para todos.

BATISMO DAS CANOAS

O ritual de batismo de uma canoa havaiana, ou ho’ola’a wa’a, é uma cerimónia comum na Polinésia, origem dessas embarcações e do esporte VA’A, e em todo o mundo náutico.

O ritual originalmente inclui pedir perdão à árvore koa por ter sido derrubada para a construção da canoa, e agradecer à floresta onde a árvore nasceu. Também se presta homenagem a Nāaumakua e Lono, o semideus que permitiu o nascimento da árvore, e a Kanaloa, o semideus de Kekai que simboliza o mar.

A cerimônia termina com todos os participantes levantando a canoa para a levar ao mar para a primeira remada com o mana incorporado à canoa.

SAIBA MAIS

Cerimônia de Batismo Canoa Viva Vitória

— Canoa Viva Vitória é o primeiro projeto de canoa havaiana do Estado voltado prioritariamente para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.
— Nesta primeira fase, o projeto atende a 96 adolescentes e jovens.
— As aulas acontecem nas águas da Curva da Jurema, em Vitória.
— A cerimônia de batismo das canoas será no sábado (31), às 8 horas, na praia da Guarderia, na Curva da Jurema, em Vitória