Esportes

Projeto leva esporte gratuito para jovens da Grande Vitória

Um total de 350 crianças e jovens serão beneficiados, neste ano, pela iniciativa. Eles participarão, por 12 meses, de aulas orientadas e gratuitas, em modalidades esportivas como futebol de campo, futsal, capoeira e vôlei de praia.

Promover o bem-estar físico e a qualidade da saúde são apenas alguns dos muitos benefícios gerados pelo esporte. A prática esportiva também tem um importante papel social, pois colabora para a integração, a transmissão de valores e a formação cidadã de seus praticantes.

Essa é a visão de uma iniciativa que chega à sua terceira edição, levando esporte gratuito e de qualidade para crianças e jovens com idades entre oito e 18 anos, moradores dos bairros Cidade Continental, Novo Horizonte, Jardim Limoeiro, São Geraldo e Praia de Carapebus, na Serra.

O Programa InterAção Esportes, realizado desde 2017 pela ArcelorMittal Tubarão, iniciou suas atividades deste ano no mês de junho com aulas inaugurais em cinco núcleos (São Geraldo, Jardim Limoeiro, Carapebus, Cidade Continental, Novo Horizonte e Jardim Camburi) e prevê, até agosto, iniciar as atividades esportivas em mais dois núcleos.

Durante 12 meses, nesses locais, serão oferecidas oficinas esportivas variadas, como futebol de campo, futsal, capoeira e vôlei de praia, em duas aulas semanais ministradas por professores de Educação Física do Sesi, empresa parceira do Programa.

Foto: Divulgação/ArcelorMittal Tubarão
Projeto Interação Esportes, ArcelorMittal.

Para participar, os jovens, que recebem uniforme completo, incluindo tênis ou chuteira, precisam estar matriculados no ensino fundamental ou médio da rede regular de ensino e ser moradores dos bairros atendidos pelo Programa.

Neste ano, serão 350 os participantes, num crescimento de 40% em relação ao primeiro ano de realização, quando 250 jovens foram beneficiados. Todas as vagas previstas para 2019 foram preenchidas por interessados que se inscreveram no final do ano passado nas associações comunitárias dos bairros onde residem.

De acordo com Scharlene Dipre da Silva, coordenadora do Programa, dentre os objetivos do Programa estão fomentar o esporte na comunidade gerando socialização e aproximação; combater a evasão escolar utilizando o esporte como vetor de incentivo à permanência e conclusão do ano letivo; ensinar os princípios básicos da coletividade e do trabalho em equipe por meio do esporte; e promover qualidade de vida, incentivando um estilo de vida ativo e hábitos saudáveis.

“O esporte representa uma importante oportunidade para os jovens em situação de risco social superarem as desigualdades sociais e econômicas. As atividades esportivas também aproximam as comunidades e etnias, afastam o público infanto-juvenil das drogas e da criminalidade e repassam valores essenciais, capazes de formar cidadãos justos e produtivos à sociedade”, comenta.

Num país com tantas histórias de jovens que venceram condições adversas por meio do Esporte, torna-se mais do que evidente a importância da prática esportiva como ferramenta de inclusão social. Mas, sozinhos e sem suporte, o sonho de crianças e jovens fica muito mais difícil de ser concretizado. O apoio de iniciativas como essa, certamente, contribui para motivar esses novos atletas e ajudá-los a transformar suas vidas e as das pessoas ao seu redor.

Foto: Divulgação/ArcelorMittal Tubarão
Projeto Interação Esportes, ArcelorMittal.

O Projeto InterAção

O projeto InterAção Esportes é integrado ao Programa InterAção, desenvolvido pela ArcelorMittal Tubarão com os objetivos de construir e consolidar um relacionamento com as comunidades, as organizações civis e os órgãos públicos. A partir dele, a empresa atua como coparticipante na promoção de ações que visam ao desenvolvimento social, econômico, político, cultural e ambiental do Espírito Santo. Clique e saiba mais.