Taekwondo, de origem coreana, significa “a arte de usar os pés e as mãos na luta”. Porém, a coordenadora do projeto social “Taekwondo para Todos”, Manuela Feliz, viu nesse esporte um valor que vai muito além do significado: inclusão social. Criado há mais de 3 anos, o projeto oferece oportunidades para jovens carentes ingressarem no mundo esportivo.
Apesar do crescimento do taekwondo no Brasil, o país não possui muita tradição no esporte. Foi nas Olimpíadas de Pequim-2008, que a lutadora Natália Falavigna conquistou a maior façanha brasileira no esporte: uma medalha de bronze. Com o feito, Natália se tornou a única atleta do taekwondo brasileiro até hoje a subir no pódio olímpico.
Mas de acordo com Manuela Feliz, esse cenário está prestes a mudar e um dos destaques nacionais do esporte, em pouco tempo, pode ser capixaba. A coordenadora revela que existe uma crescente busca pelo taekwondo, que além de ser uma bela prática esportiva, atua como formador de caráter, ensinando disciplina, educação e respeito.
“Sou de família humilde e tudo o que conquistei na minha vida foi através desse esporte. Sendo assim, desenvolvemos esse projeto com o intuito de proporcionar a mesma oportunidade que tive à outras pessoas. Temos ‘Taekwondo para Todos’ grandes talentos que podem sim ir muito longe. Para mim, a realização desse trabalho é a maior essência e estímulo para que eu levante todos os dias feliz para fazer o que amo e acredito ser uma ferramenta de fazer o bem”, destaca Manuela.
Revelações
Um destaque que iniciou no projeto e hoje atua como professor é o atleta Weverson Silva, 28, faixa preta 2º Dan. O atleta conquistou, enquanto aluno do projeto, o bicampeonato do Brasileiro de Taekwondo e foi campeão da Copa América. “O ‘Taekwondo para Todos’ foi fundamental nas minhas conquistas. Temos muitas revelações participando do projeto, como exemplo, posso citar o Arthur Neves, de apenas 14 anos, que na primeira competição nacional, levou o ouro para casa”, afirma Weverson.
O pequeno talento não esconde a felicidade em ser participante do projeto que tanto o faz sonhar. “Sou muito feliz praticando esse esporte, que além de tirar os jovens das ruas, ensina que luta, não é simplesmente agressão. Sou muito grato à Manuela, ao Weverson e à todas as pessoas que me apoiam e incentivam a fazer o que amo”, comenta o jovem atleta.
Promessa
Um jovem talento tem gerado grandes expectativas no taekwondo. O atleta Douglas Dias, 18, recentemente conquistou o título de campeão internacional do Brazilian Festival Taekwondo, disputado no último fim de semana, no estado de São Paulo. Além de vencer na categoria faixa colorida adulto, Douglas conquistou, juntamente com Fellipe Almeida, o primeiro lugar também na categoria colorida de duplas.
“Meu objetivo no esporte é evoluir cada dia mais. O foco principal é avançar até a seleção brasileira, recebendo sempre o apoio de família, amigos e professores. Quero mostrar todo o potencial do taekwondo capixaba, partindo do princípio de que todos podem chegar ao topo”, fala Douglas.
Taekwondo para Todos
Quem se interessar pelo esporte, pode comparecer ao Centro de Ginástica e Lutas (antigo Pé de Moleque), no bairro Ilha do Príncipe, em Vitória, e procurar a coordenadora Manuela Feliz. As aulas são abertas para alunos de 07 a 17 anos com turmas nos períodos matutino e vespertino.
Conheça um pouco mais sobre as regras do esporte!
Fonte: Portal oficial do Governo Federal sobre os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016