Atletas e profissionais capixabas se preparam para defender a camisa verde e amarela na França. Os times masculino de futsal do Centro Educacional Mundo Moderno e de handebol do Colégio Castro Alves foram convocados pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e disputarão, de 08 a 14 de julho, os Jogos Mundiais Fisec, na cidade de Beauvais.
O evento reunirá atletas de 14 a 17 anos, de 20 países, que disputarão sete modalidades: futebol, futsal, basquete, handebol, vôlei, atletismo e natação. A preparação das equipes capixabas está a todo vapor. Além dos times, quem também representará o Espírito Santo será o presidente da Federação Capixaba de Desporto Escolar (Fecade), Lidimar Marquez, que foi convocado pela CBDE para integrar a comissão técnica.
O técnico do futsal Jeânio Pelissari conta que o período de treinos foi intensificado. “Estamos focados para trazer uma medalha para o Brasil, de preferência o ouro. É a primeira viagem internacional dos meninos e acredito que, acima de tudo, a experiência será muito importante para eles”, destacou Jeânio.
O treinador já participou de outras competições internacionais. Em 2012, Jeânio levou o time feminino para o Pan de Futebol na Guatemala, onde conquistou o bronze para o Brasil.
O técnico Eduardo Palaoro, da equipe de handebol, também possui histórico de competições internacionais, inclusive com o time que disputará a competição. Os meninos são vice-campeões pan-americanos, bicampeões brasileiros juvenil escolar, além de possuírem diversos títulos brasileiros e estaduais. “Acabamos de fazer um ótimo intercâmbio em São Paulo, no Atibaia Handebol Cup, onde estavam as melhores equipes paulistas, além de equipes do Espírito Santo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal e Paraíba.Tivemos o melhor meia esquerda e goleiro da competição”, contou Eduardo.
Eduardo destaca ainda que dois atletas do seu time são da seleção brasileira juvenil, consideradas grandes promessas para os próximos ciclos olímpicos. “Temos o Matheus Samora e o Tarcisio Freitas que são da seleção juvenil. Tarcisio vem sendo lembrado na seleção brasileira juvenil e também na adulta. O técnico espanhol Jordi Ribera acha que é a grande promessa do país para os próximos ciclos olímpicos”, ressaltou Palaoro.
O presidente da Fecade, Lidimar Marquez, ressalta a importância da participação dos times em uma competição. “A cada ano o esporte escolar do Espírito Santo tem elevado o seu nível técnico e se destacado tanto nos campeonatos brasileiros, como nos mundiais. Participamos de campeonatos internacionais desde 2008, com o handebol, e desde então as equipes escolares só vem se fortalecendo. As escolas também tem investido mais no esporte e contribuído para proporcionar esta oportunidade aos atletas e professores. Isso é muito significativo para divulgarmos o potencial do nosso Estado”, destacou Marquez.
Títulos da equipe de futsal do Centro Educacional Mundo Moderno
Três vezes campeão brasileiro, 2012, 2014 com o feminino e 2015 com o masculino. Foi medalha de bronze com as meninas no Pan de Futebol Feminino na Guatemala em 2012. O time masculino nos últimos dois anos perdeu apenas três partidas. É o atual campeão brasileiro escolar dos Jogos Escolares da Juventude, organizado pelo COB, e vice-campeão brasileiro do Campeonato Brasileiro de Futsal Escolar, realizado pela CBDE. Do atual grupo, o destaque é a permanência de cinco atletas da campanha do título nacional do ano passado. Além disso, uma grande parte estuda e é da equipe desde os 13 e 14 anos.
Títulos da equipe de handebol do Colégio Castro Alves
Vice-campeão pan-americano, bicampeão brasileiro juvenil escolar, oito vezes campeão estadual de clubes, oito vezes campeão estadual dos jogos escolares, campeão de todos os torneios da FECADE, 12 medalhas de brasileiros conquistadas em competições organizadas pelo COB, CBDE e CBHB.
Delegação brasileira
Além do Espírito Santo, representarão o Brasil o futsal e o vôlei masculino do Distrito Federal, ambos da Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima, e o Tocantins pelo vôlei feminino do Colégio Dom Bosco.