Esportes

Promessas do vôlei capixaba na decisão do Campeonato Estadual

Jovens talentos do vôlei capixaba vão mostrar tudo que sabem nas decisões dos Campeonatos Estaduais Sub-16 e Sub-18 neste fim de semana, em Vitória

Foto: Allan Novais
Lara Cortelleti é um dos destaques do Ítalo e vai jogar as finais das categorias sub-16 e sub-18

As promessas do vôlei capixaba vão mostrar tudo que sabem neste fim de semana, com as finais dos Campeonatos Estaduais das categorias Sub-16 e Sub-18. Em quadra, jogadores que já defendem o Espírito Santo em competições nacionais e que sonham com um futuro no vôlei profissional. As partidas acontecem sábado e domingo no ginásio Paulo Pimenta, dentro da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sesport), em Bento Ferreira, em Vitória.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

As meninas entram em quadra primeiro, no sábado (7). Pela manhã, a partir das 9 horas, acontecem as disputas terceiro lugar e a final da categoria sub-16. À tarde, a partir das 14 horas, é a vez de decidir as primeiras colocações no sub-18.

Na decisão do Estadual Feminino Sub-16, o Ítalo, de Vitória, encara o Vôlei Vida, de Vila Velha, às 11 horas. As duas equipes foram as melhores dos seus grupos na fase de classificação, vencendo todos os jogos. Na semifinal, o Ítalo derrotou a Aest, da Serra, e o Vôlei Vida venceu o IPE, de Cachoeiro.

Pelo Ítalo, um dos destaques do time e do campeonato é Lara Cortelleti. Atleta completa, ela pode jogar como ponteira ou como levantadora.

“A Lara é uma atleta universal. Joga nas duas categorias (sub-16 e sub-18) e domina também a praia. É uma revelação para o futuro”, elogia o treinador da equipe, Lourival Correa.

Ele, no entanto, faz questão de elogiar o comprometimento do restante da equipe: “Além da Lara, tem a Mariana que é a levantadora. Mas seria injusto não falar das centrais, da oposta, das líberos e ponteiras. Enfim, todas se encaixam bem no contexto geral da nossa equipe”.

Foto: Allan Novais
As primas Letícia e Rafaella Simões são algumas das jogadoras de destaque do Vôlei Vida

Do outro lado, o Vôlei Vida também chega invicto à decisão do sub-16. E conta com uma geração que tem tudo para dar frutos num futuro recente.

“Acredito que será um grande jogo, muito disputado. As atletas do Vôlei Vida são muito novas, a maioria das titulares tem entre 12 e 13 anos. Algumas já sendo convocadas para o clube Mackenzie (SP). Vejo grandes potenciais, mas ainda há muito a se trabalhar. Acredito que se elas permanecerem com essa disposição para treinar e com disciplina, teremos grandes promessas pela frente”, destaca o treinador do Vôlei Vida, Robson Luiz Rodrigues.

Entre os destaques, estão as primas Rafaella e Letícia Simões, que já têm convocações para a seleção capixaba.

Meninos jogam domingo

No domingo, é a vez de os meninos soltarem o braço em busca do pódio. Pela manhã, acontecem os jogos da categoria sub-16. Às 9 horas, o Capixaba Vôlei Clube, de Vitória, e Vôlei Vida disputam o terceiro lugar. Logo depois, acontece a final entre Aest e Selca, de Cachoeiro.

A definição do Estadual Sub-18 será à tarde. Primeiro, às 14 horas, Vôlei Vida e Selca decidem o terceiro lugar. Logo depois, Aest e Capixaba Vôlei Clube fazem um dos jogos mais esperados da competição, valendo o título estadual da categoria.

Serviço

Finais do Campeonato Estadual Sub-16 e Sub-18

Sábado (7)

Categoria Sub-16 Feminino

9h00: Disputa de 3º lugar: Aest x IPE

11h00: Disputa de 1º lugar: Ítalo x Vôlei Vida

Categoria Sub-18 Feminino

14h00: Disputa de 3º lugar: Aest x Vôlei Vida

16h00: Disputa de 1º lugar: Ítalo x IPE

Domingo (8)

Categoria Sub-16 Masculino

9h00: Disputa de 3º lugar: Capixaba Vôlei x Vôlei Vida

11h00: Disputa de 1º lugar: Aest x Selca

Categoria Sub-18 Masculino

14h00: Disputa de 3º lugar: Vôlei Vida x Selca

16h00: Disputa de 1º lugar: Aest x Capixaba Vôlei

LOCAL: Ginásio Paulo Pimenta, na Sesport, em Bento Ferreira, Vitória

ENTRADA: gratuita