O ano de 2024 já está marcado na história do Botafogo como a melhor temporada do time alvinegro. Isso porque, neste domingo (8), o Fogão conquistou o Brasileirão, apenas oito dias após conquistar a Libertadores.
Vencer as duas competições num mesmo ano é um feito alcançado somente por outros dois clubes antes do Botafogo: Santos e Flamengo.
VEJA TAMBÉM:
> FOTOS | Veja a comemoração do Botafogo com a taça de campeão brasileiro
> Quem foram os artilheiros do Brasileirão; veja a lista
> Gabigol marca em despedida do Flamengo: “Dia em que me torno imortal”
SANTOS DE PELÉ
O Santos foi o primeiro clube brasileiro a conquistar o Brasileirão e a Libertadores numa mesma temporada. E fez isso duas vezes.
O Santos de Pelé venceu o título brasileiro e a Libertadores em 1962 e em 1963. Nas duas ocasiões, o Brasileirão ainda era chamado de Taça Brasil — a CBF unificou os títulos brasileiros em 2010.
FLAMENGO DE JORGE JESUS
O segundo clube a alcançar o feito foi o Flamengo. Em 2019, no “ano mágico” comandado por Jorge Jesus, o time rubro-negro venceu o Brasileirão e a Libertadores.
A temporada foi histórica para o clube, que venceu também o Carioca e ainda seria campeão brasileiro no ano seguinte, com a base que permaneceu vitoriosa por alguns anos e teve um capítulo final neste domingo (8), com a despedida de Gabigol.
BOTAFOGO DE ARTUR JORGE
O Botafogo se junta agora a Santos e Flamengo na lista de clubes que venceram Brasileirão e Libertadores no mesmo ano.
Este é o terceiro título brasileiro do Botafogo. O primeiro saiu em 1968, na Taça Brasil, torneio que mais tarde foi considerado como Campeonato Brasileiro pela CBF. O segundo é o de 1995, com Túlio Maravilha como estrela da equipe.
Assim, o Botafogo se junta a Inter (1975, 1976 e 1979) e Atlético-MG (1937, 1971 e 2021) na lista de times com três títulos brasileiros.