A Libertadores já tem 28 de seus 47 participantes definidos para a edição 2024. Cinco times brasileiros, incluindo o atual campeão Fluminense, já estão garantidos na principal competição do futebol sul-americano, enquanto outros três estão perto de carimbar o passaporte via G-6 do Brasileirão. Peru e Venezuela são os únicos países com todas as vagas já preenchidas.
Com a conquista do título inédito, o Fluminense já está garantido na fase de grupos da Libertadores, assim como o São Paulo, que conquistou a Copa do Brasil deste ano, também de maneira inédita. Palmeiras, Flamengo e Botafogo, que brigam pelo título do Brasileirão, também já estão classificados para o torneio continental, mas ainda tentam encerrar a competição no G-4 para fugir da fase preliminar.
Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), três equipes que ainda brigam pelo título brasileiro e disputam uma vaga na fase de grupos estão praticamente garantidos para a Libertadores. Atlético/MG, último time do G-4, e Red Bull Bragantino e Grêmio, dupla que fecha o G-6, têm 99,6% de conquistarem as vagas restantes, contra 0,81% do Athletico/PR, sétimo colocado e única equipe fora da zona de classificação que ainda sonha com o torneio sul-americano.
Brasil na cola da Argentina
A Argentina é o país com o maior número de conquistas da Libertadores, com 25 — o Independiente é o clube que mais venceu, com sete troféus. O Brasil tem 23 troféus conquistados na competição, com Palmeiras, Santos, São Paulo, Flamengo e Grêmio sendo os maiores campeões do País, com três títulos cada. Nas últimas 12 edições, em apenas um ano o campeão não foi um time brasileiro ou argentino, com o Atlético Nacional (COL) vencendo a edição de 2016.
A Libertadores de 2024 será disputada a partir do dia 6 de fevereiro, com jogos de sua etapa prévia. A fase de grupos está marcada para começar em 2 de abril. A final também já tem data: 30 de novembro. A Conmebol ainda não divulgou o local da final.
Confira os times já classificados para a Libertadores:
Argentina: River Plate, Talleres e Rosario Central
Bolívia: The Strongest e Bolívar
Brasil: Fluminense, São Paulo, Palmeiras, Flamengo e Botafogo
Chile: Cobresal
Colômbia: Millonarios e Atlético Nacional
Equador: LDU, Independiente del Valle, Barcelona de Guayaquil e El Nacional
Paraguai: Libertad, Cerro Porteño e Trinidense
Peru: Alianza Lima, Sporting Cristal, Universitario e Melgar
Venezuela: Portuguesa, Deportivo Táchira, Caracas e Puerto Cabello