Final do Capixabão

Quem será campeão do Capixabão? O que os números dizem sobre Rio Branco e Porto Vitória

Final do Capixabão acontece neste sábado (5), às 16h30, no Kleber Andrade, e Rio Branco precisa vencer por dois ou mais gols de diferença para ser campeão

Troféu do Capixabão 2025
Troféu do Capixabão 2025 (Foto: Henrique Montovanelli/FES)

Atual campeão e em busca do seu 39º título do Capixabão, o Rio Branco tem uma tarefa difícil para cumprir e dar a volta olímpica pelo segundo ano consecutivo.

A partida de volta da final do Capixabão, entre Rio Branco e Porto Vitória, acontece neste sábado (5), às 16h30, no Kleber Andrade, em Cariacica. Para ser campeão no tempo normal, o Capa-Preta precisa vencer por pelo menos dois gols de diferença.

Leia também:

Veja cinco curiosidades sobre a final do Capixabão entre Rio Branco e Porto Vitória

Como comprar ingressos para a final do Capixabão; veja os valores

Quem será o árbitro de Rio Branco x Porto Vitória

Porto Vitória tem a vantagem na final do Capixabão

O Porto Vitória venceu o jogo de ida da final por 1 a 0, na terça-feira (1º), também no Kleber Andrade. Com o resultado, o Verdão joga pelo empate neste sábado para ser campeão estadual pela primeira vez em sua história.

A julgar pela campanha do time até aqui, os números são animadores para a sua torcida. O Porto Vitória fez até agora 14 jogos no Capixabão, contando fase de classificação, quartas de final, semifinal e o primeiro jogo da final. Em nove partidas, o time conseguiu um resultado que, neste sábado, lhe dará o título estadual: vitória ou empate.

Capixabão: Porto Vitória x Real Noroeste. Kleber Andrade
Nascimento comemora o gol do Porto Vitória (Foto: Alef Jordan/Capixaba Esporte)

Foram quatro empates e cinco vitórias na campanha do time, que chegou a brigar conta o rebaixamento, mas agora tem uma mão no troféu de campeão.

Em apenas uma partida o Porto Vitória perdeu por pelo menos dois gols de diferença: foi na derrota por 3 a 0 para a Desportiva, na sétima rodada da fase de classificação.

Retrospecto do Rio Branco no Capixabão

Em busca de um bicampeonato que não conquista desde 1982/1983, o Rio Branco precisa de uma vitória por pelo menos dois gols de diferença para ser campeão estadual no tempo normal, neste sábado, no Kleber Andrade.

Assim como o Porto Vitória, o Capa-Preta também fez 14 jogos no Capixabão. Na fase de classificação, foram três vitórias, cinco empates e uma derrota. No mata-mata, mais cinco jogos até a partida de volta da final, com três vitórias, um empate e uma derrota.

E em apenas duas situações o Rio Branco conseguiu vencer por pelo menos dois gols de diferença: nas vitórias por 4 a 2 sobre o Capixaba, na oitava rodada da primeira fase, e por 3 a 0 sobre o Jaguaré, na nona rodada.

Rio Branco venceu o Jaguaré por 3 a 0 na última rodada da primeira fase (Foto: Wagner Chaló/Rio Branco)

Nas outras quatro vitórias que teve no campeonato, o Capa-Preta venceu por um gol de diferença, vantagem que levaria a decisão do Capixabão para os pênaltis neste sábado: 1 a 0 sobre o Vilavelhense (7ª rodada), 2 a 1 e 1 a 0 sobre o Capixaba (jogos de ida e volta das quartas de final), e 1 a 0 sobre a Desportiva (partida de volta da semifinal).

Serviço

Jogo de volta da final do Capixabão

Rio Branco x Porto Vitória
  • Quando: sábado (5)
  • Horário: 16h30
  • Local: estádio Kleber Andrade, em Cariacica
Ingressos

Valores: R$ 20 (meia) e R$ 40 (inteira)

Venda online: zig.tickets

Pontos de venda:
  • Cariacica: Ademar Cunha – Av. Expedito Garcia, 771 – Campo Grande. 9h às 18h.
  • Vila Velha: Loja Baú do Cabeleira – Rua Curitiba, 320, Itapoã. 9h às 18h.
  • Vitória: Atacadão dos Colchões – Av. Vitória, 1165, Romão. 9h às 18h.