Esportes

Real Noroeste e Vitória decidem o Capixabão 2022 em mais um capítulo de uma rivalidade recente

Frequentadores das fases decisivas do futebol capixaba nos últimos anos, as equipes duelam por mais um título nesta quarta-feira, valendo vaga na Copa do Brasil 2023

Foto: Breno Coelho/Vitória FC

É dia de decisão no futebol capixaba! Nesta quarta-feira (04) acontece o segundo e decisivo confronto entre Real Noroeste e Vitória pela grande final do Capixabão 2022. Quem irá soltar o grito de ‘é campeão’? A resposta será conhecida a partir das 19 horas, no estádio José Olímpio da Rocha, em Águia Branca.

Na primeira partida, realizada na última quarta-feira, no Kléber Andrade, em Cariacica, as duas equipes empataram sem gols. Ou seja, o confronto chega totalmente em aberto. Quem vencer leva o título e, em caso de nova igualdade, o campeonato será decidido nos pênaltis.

Este será mais um duelo decisivo em que as equipes se encontram, o que tem sido rotineiro nos últimos anos no futebol capixaba. Entre decisões de Capixabão, Copa Espírito Santo e até primeira fase de Série D, os times do interior e da capital tem reservado confrontos épicos e com bastante emoções para os torcedores.

Dessa forma, o Folha Vitória separou cinco confrontos marcantes entre as equipes nos últimos anos para esquentar o clima para a decisão desta quarta-feira.

REAL NOROESTE 1 (2)x(4) 1 VITÓRIA – FINAL CAPIXABÃO 2019

O primeiro capítulo deste duelo em jogos decisivos aconteceu também em uma final de Capixabão, em 2019. Líder e vice-líder da primeira fase daquela edição, Real Noroeste e Vitória mantiveram o ritmo no mata-mata e disputaram o título em dois jogos naquela temporada.

Assim como neste ano, a primeira partida foi no Kléber Andrade, e as equipes empataram em 1 a 1. Iuri Pimentel marcou para os merengues e Carlos Vitor empatou para o alvianil. No segundo e decisivo confronto, no José Olímpio da Rocha, Thiago abriu o placar para o Vitória e Vitinho Costa igualou para o Real.

Dessa forma, o título daquele estadual foi decidido nos pênaltis. Na marca da cal, o Vitória teve 100% de aproveitamento nas quatro cobranças, enquanto o Real Noroeste perdeu com Geisandro e Léo Lisboa pararam na trave e no goleiro Harrison, garantindo o 10º título do Alvianil e impedindo o então inédito título merengue.

VITÓRIA 0x1 REAL NOROESTE – FINAL COPA ES 2019

No mesmo ano, veio a resposta merengue. Na Copa Espírito Santo de 2019, os times voltaram a se encontrar na decisão do título. O final desta vez foi diferente da outra decisão. Coincidentemente, no entanto, os clubes fizeram campanha semelhante a do Capixabão terminando na primeira e segunda posição geral na primeira fase.

Também decidida em dois jogos, o primeiro novamente aconteceu na capital, só que no estádio Salvador Costa, em Bento Ferreira. Após um jogo disputado, o Real conseguiu sair com a vitória com Iuri Pimentel de pênalti, na reta final do jogo.

No segundo jogo, em Águia Branca, os merengues conseguiram segurar o ataque alvianil e conquistaram o título após o empate sem gols.

REAL NOROESTE 3×2 VITÓRIA – SÉRIE D 2020

Pela conquista dos títulos estaduais no ano anterior, os times garantiram vaga no Brasileirão Série D 2020 e acabaram ficando no mesmo grupo após o Real Noroeste avançar na fase preliminar da competição. E o primeiro jogo entre as equipes no turno não deixou nada a desejar.

Em uma partida equilibrada e de muitos gols em Águia Branca, os merengues capixabas bateram o alvianil por 3 a 2. Ailton abriu o placar para o Real Noroeste, mas ainda no primeiro tempo o Vitória virou com Anderson Magrão e Toni Galego (hoje jogador merengue).

Mas na etapa final, o time da casa empatou com Matheus Firmino e no fim virou novamente com Peixoto, garantindo os três pontos importantes para entrar no G4 do grupo.

VITÓRIA 1×1 REAL NOROESTE – SÉRIE D 2020

No returno, os times voltaram a se encontrar, mas fizeram uma partida menos eletrizante em Bento Ferreira. Mas não deixou de ser menos decisiva, uma vez que as equipes brigavam por vaga na segunda fase.

O Vitória, jogando em casa e em situação mais crítica, saiu na frente com o atacante Vitinho, ídolo alvianil. Mas, ainda na primeira etapa, os merengues chegaram ao empate com Peixoto, de pênalti.

O resultado acabou complicando o Vitória, que acabaria caindo precocemente na primeira fase, e aliviando o Real Noroeste, que avançou mas foi logo eliminado na segunda fase pelo Brasiliense.

VITÓRIA 1 (2)x(4) 1 REAL NOROESTE – SEMIFINAL CAPIXABÃO 2021

Após os confrontos na Série D 2020, os adversários só voltaram a se encontrar no Capixabão do ano passado. Na primeira fase, Vitória e Real Noroeste terminaram a primeira fase na 2ª e 3ª posição, respectivamente. Após passarem das quartas de final, as equipes se encontraram nas semifinais.

Na primeira partida, em Águia Branca, as equipes empataram sem gols em jogo morno. No jogo na volta, entretanto, os merengues abriram o placar logo no início com Breno Herculano e jogaram de maneira reativa. Porém, quando a classificação parecia certa, aos 49 do segundo tempo o alvianil empatou a partida com João Paulo.

Na decisão por pênaltis, o Real teve um aproveitamento perfeito e, por outro lado, Ângelo e Rael desperdiçaram suas cobranças que classificou os merengues para a final. No fim daquela edição, o Real Noroeste bateu o Rio Branco VN e conquistou o título inédito.

CAPIXABÃO 2022

Para a decisão desta quarta-feira (04), as duas equipes já chegam garantidas para a Série D de 2023. Mas o campeão também conquista vaga na Copa do Brasil do próximo ano, podendo se enfrentar em mais duas partidas importantes em 2023.

No fim de semana, o técnico Duzinho Reis poupou a equipe titular na vitória sobre a Ferroviária, em Araraquara. Assim, o Real Noroeste chega com os principais jogadores inteiros para esta final.

Por outro lado, o Vitória teve a semana livre para focar na decisão e o técnico Rodrigo César deve manter a base do time que empatou com os merengues na semana passada na primeira partida da decisão no Kléber Andrade.