Após pouco mais de uma semana de paralisação, a Copa Espírito Santo 2023 vai voltar oficialmente nesta quinta-feira (10). Punido com a perda de pontos e a eliminação da competição por escalação irregular, o Real Noroeste sofreu uma derrota dupla nesta semana e está definitivamente fora da disputa do torneio.
Na última segunda-feira (07) o recurso dos merengues capixabas foi julgado pelo Pleno do TJD-ES, que manteve a decisão da Segunda Comissão de tirar seis pontos do clube pela escalação do atleta suspenso Gabriel Vasco na partida contra o Rio Branco de Venda Nova.
>> Quer receber nossas notícias de Esportes 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Apesar da punição, o time de Águia Branca recorreu ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), a última instância da justiça desportiva, para tentar reaver os pontos.
No entanto, a decisão publicada nesta quarta-feira (09) o STJD indeferiu o pedido de efeito suspensivo e manteve a eliminação do Real Noroeste. Confira a decisão do STJD no processo.
O Eg. Tribunal de Justiça Desportiva da Federação de Futebol do Espírito Santo, A unanimidade,
Aplicou a perda de 3 pontos (número máximo de pontos atribuídos a uma vitória do regulamento da competição), a não computação dos pontos obtidos pelo infrator na partida e nos termos do §1º a pena pecuniária de R$400,00 (quatrocentos reais) ao clube Real Noroeste Capixaba FC, mais multa de R$100,00 (cem reais), por infração ao Art. 191, inciso III do CBJD.
Todos sabemos que o efeito suspensivo suspende a execução da sentença até que o recurso interposto seja julgado. O CBJD, em seu art. 147-A, afirma que o Relator do Processo Disciplinar poderá conceder o efeito suspensivo ao recurso voluntário desde que se convença da verossimilhança das alegações do recorrente, quando a simples devolução da matéria puder causar prejuízo irreparável ou de difícil reparação.
Em cognição sumária, não vejo presentes os requisitos previstos no art. 147 do CBJD para a concessão do efeito suspensivo. Indefiro o pedido de efeito suspensivo.
Intime-se, na forma legal.
Após, ouça-se a douta Procuradoria.
Linhares x Nova Venécia
Com a eliminação da equipe merengue, quem herda a vaga nas quartas de finais da Copa Espírito Santo 2023 é o Linhares, que terminou a primeira fase logo abaixo do Real Noroeste. A Coruja Azul terá pela frente o Nova Venécia, melhor equipe na fase classificatória.
O novo confronto das quartas de final começa já nesta quinta-feira (10), às 15h, no Zenor Pedrosa. O jogo de volta será no domingo (13), às 15h, no mesmo estádio.
Quem avançar, encontra o Rio Branco nas semifinais, nos próximos dias 17 e 20, em locais e horários ainda a serem definidos pela Federação de Futebol do Espírito Santo (FES).
No outro confronto de semifinal, Porto Vitória e Serra se enfrentam na segunda-feira (14), às 15h no Kleber Andrade, e no próximo dia 18, às 19h45 no Robertão.
O campeão da Copa Espírito Santo 2023 garante vaga para o Campeonato Brasileiro Série D 2024, além do vice-campeão para a Copa Verde do próximo ano.
Confira o calendário das partidas decisivas da Copa ES 2023
Quartas de finais
– Linhares FC x Nova Venécia (10/08, 15h, Zenor Pedrosa)
– Nova Venécia x Linhares FC (13/08, 15h, Zenor Pedrosa)
Semifinais
– Porto Vitória x Serra (14/08, 15h, Kleber Andrade)
– Serra x Porto Vitória (18/08, 19h45, Robertão)
– Rio Branco AC x Linhares FC ou Nova Venécia (17/08)
– Linhares FC ou Nova Venécia x Rio Branco AC (20/08)