Esportes

Realizando sonho de família, joia capixaba vai jogar na base do Atlético-MG em 2022

Vinícius Moreira de Souza, de 11 anos, passou em avaliação para jogar na base do atual campeão brasileiro em novembro e está de mudança para a capital mineira

Foto: Reprodução / Instagram/ @vinigol.10

O ano de 2022 vai começar de maneira especial para um capixaba no esporte. O jovem Vinícius Moreira de Souza, ou “Vinigol”, vai para Belo Horizonte em busca do sonho muito comum entre os brasileiros: se tornar jogador de futebol. Ele foi aprovado em um teste no Atlético-MG e deve estar de mudança com a família agora em janeiro.

Moradores do bairro Serra Dourada III, na Serra, a família está empolgada com a oportunidade. No entanto, a possibilidade de sucesso de Vinícius é ainda mais especial para os pais, que também tinham o mesmo objetivo do filho, mas não conseguiram realizar o sonho.

Foto: Reprodução / Instagram/ @vinigol.10

A mãe, Loiana Moreira Nogueira, também jogava futebol. Quando Vinícius tinha dois anos, ela foi chamada para joga a Copa do Brasil Feminina pelo time de Castelo, mas desistiu de ir por conta do filho, que ainda era muito novo. 

O pai, Gabriel Junio Valandro, conta que teve a chance de quando novo seguir a carreira de jogador de futebol profissional. Mas, por ser uma época diferente, entende que a falta de apoio e a necessidade em ajudar em casa pesaram contra.

“Infelizmente nunca tive alguém que me apoiasse, meus pais nunca foram fã de futebol. Deus coloco meu filho na minha vida, que eu pude fazer por ele o que meus pais não fizeram por mim, épocas um pouco diferente. Não tinha o apoio das redes sociais também como temos hoje que querendo ou não é uma grande ajuda”, ressaltou o pai.

Avaliação

Foto: Reprodução / Instagram/ @vinigol.10

Em novembro, Vinícius estava jogando pelo Parma, time que tem escolinha na Serra, até que veio a oportunidade de fazer um teste do Atlético-MG no Estado. Após ser aprovado no primeiro teste, Vini, que é centroavante e ponta esquerda, foi chamado para fazer novo teste em Belo Horizonte.

Na segunda fase, ele novamente foi bem e foi selecionado para fazer parte das categorias de base do clube mineiro, na categoria sub-11. Porém, por ainda estar em período letivo, Vini teve que retornar ao Estado para finalizar o ano na escola.

Apresentação

Apesar da volta ao clube já está confirmada, ainda não foi definida a data de apresentação do jovem. No entanto, o pai afirma que a mudança deve ocorrer entre esta e a próxima semana. A família também está de mudança para Belo Horizonte.

Embora a mudança de Estado seja um passo grande, “Vinigol” demonstrou toda empolgação para a viagem em entrevista ao Folha Vitória. “Estou muito ansioso para chegar lá, e poder realizar o meu sonho. Sempre tive esse objetivo de jogar em um clube grande desde que comecei a jogar futebol”, declarou.

O novo reforço da base do Galo também falou sobre a adaptação no ambiente e disse que tudo deve ocorrer de maneira natural. “Vou sentir falta das amizades e de morar aqui, mas estou indo em busca de um sonho e tenho certeza que vou me adaptar”, afirmou.

Por fim, ele deixou também claro que tem mais sonhos a serem alcançados no futuro. “Minha expectativa é de chegar um dia no sonho de jogar profissionalmente, ser um dia o melhor do mundo e jogar numa seleção brasileira”, concluiu.