
A noite de gala do esporte mundial em Madri, na Espanha, teve um toque especial para o Brasil. A ginasta Rebeca Andrade entrou para a história, mais uma vez. Agora, ao ser a primeira mulher brasileira a conquistar um prêmio no Laureus World Sports Awards, considerado o “Oscar do Esporte”.
A cerimônia foi realizada nesta segunda-feira (21), no luxuoso Salão de Cristal do Palácio de Cibeles, na capital espanhola.
Leia também:
Nadador olímpico capixaba lembra encontro com o papa Francisco no Vaticano
San Lorenzo faz homenagem comovente ao papa Francisco; veja o vídeo
Rebeca vence na categoria Melhor Retorno do Ano
Premiada na categoria de Melhor Retorno do Ano, Rebeca, 25 anos, emocionou o público com um discurso de gratidão e superação.
Após enfrentar três cirurgias e um longo período de recuperação, a ginasta brilhou nas Olimpíadas de Paris-2024 com uma campanha histórica: quatro medalhas olímpicas — ouro no solo (superando Simone Biles), prata no individual geral e no salto, além do bronze por equipes.
“Fico feliz de ser uma grande referência para as gerações que estão vindo e para pessoas em geral, de força, de mostrar que a gente pode alcançar os nossos objetivos, independentemente do lugar de onde a gente tenha vindo”, disse Rebeca, a primeira mulher brasileira a vencer um Laureus.
“Houve momentos na minha carreira em que temi nunca mais voltar ao que era antes. Para todos nós, não há nada maior do que os Jogos Olímpicos”, completou.
Outros ganhadores
Entre os homens, o destaque foi o sueco Armand Duplantis, eleito o Melhor Esportista do Ano. O saltador, que quebrou o recorde mundial do salto com vara pela 11ª vez ao atingir 6,27 metros em fevereiro de 2025, segue como uma das maiores figuras do atletismo atual.
O prêmio de Melhor Equipe do Ano foi para o Real Madrid, reconhecido por uma temporada impecável em 2024. O clube merengue levantou cinco troféus: Liga dos Campeões, Campeonato Espanhol, Supercopa da Espanha, Supercopa da Europa e Copa Intercontinental.
Na categoria de Revelação do Ano, brilhou o jovem Lamine Yamal, atacante do Barcelona e da seleção espanhola. Aos 17 anos, o prodígio foi campeão da Eurocopa de 2024, tornando-se o jogador mais jovem da história a conquistar o torneio.
Outros nomes consagrados também foram homenageados na noite. O surfista americano Kelly Slater recebeu o troféu de Trajetória Profissional, enquanto o agora tenista aposentado, Rafael Nadal, foi reconhecido como Ícone do Esporte.
Confira os vencedores do Prêmio Laureus 2025
- Melhor Retorno do Ano: Rebeca Andrade (Brasil – Ginástica)
- Melhor Esportista do Ano (Masculino): Armand Duplantis (Suécia – Atletismo)
- Melhor Esportista do Ano (Feminino): Simone Biles (EUA – Ginástica)
- Melhor Equipe do Ano: Real Madrid (Espanha – Futebol)
- Revelação do Ano: Lamine Yamal (Espanha – Futebol)
- Paratleta do Ano: Yuyan Jiang (China – Natação)
- Esporte Para o Bem: Kick4life (Lesoto – Futebol e igualdade de gênero)
- Atleta do Ano em Esportes de Ação: Tom Pidcock (Reino Unido – Ciclismo de montanha)
- Trajetória Profissional: Kelly Slater (EUA – Surfe)
- Ícone do Esporte: Rafael Nadal (Espanha – Tênis)