Esportes

Rebeca Andrade e Marcus D'Almeida são os Atletas do Ano

A ginasta Rebeca Andrade e Marcus D'Almeida, do tiro com arco, foram escolhidos os atletas do Ano no Prêmio Brasil Olímpico

Foto: Alexandre Loureiro/COB

A ginasta Rebeca Andrade e Marcus D’Almeida, do tiro com arco, foram escolhidos na noite de sexta-feira (16), os atletas do Ano do esporte olímpico brasileiro. O anúncio foi feito durante a cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico, realizada na Cidade das Artes, na zona oeste do Rio. Os vencedores receberam o Troféu Rei Pelé, instituído este ano.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Rebeca concorria com Duda e Ana Patrícia, do vôlei de praia, e Bia Haddad, do tênis.

“A melhor coisa que posso fazer é agradecer a todas as pessoas que acreditam na gente. Estou feliz demais. Foi muito difícil, mas nosso ano foi incrível e a ginástica tem crescido muito”, comemorou Rebeca, que se tornou a primeira mulher a ganhar três vezes o prêmio de Atleta do Ano, e de forma consecutiva.

No masculino, Marcus D’Almeida superou Hugo Calderano, do tênis de mesa, e Filipe Toledo, do surfe.

“Eu não acredito no que está acontecendo. Eu venho de uma modalidade que ninguém conhecia, diziam que era arco e flecha. Este título não é só meu. É do Filipinho, do Hugo, e de todo mundo que sonha com o esporte”, falou o atleta, emocionado.

Ao todo, 55 atletas venceram nas diferentes modalidades e receberam a premiação em conjunto. A entrega individual dos troféus ficou restrita às principais categorias.

Além dos prêmios tradicionais, também foram criadas as categorias Retorno do Ano, Equipes do Ano, Atleta Revelação e o Atleta Influenciador do Ano. Durante a cerimônia, houve também uma emocionante homenagem a Walewska e a outros atletas e dirigentes esportivos que morreram este ano.

Muitos dos premiados não puderam comparecer à cerimônia, o que ficou evidenciado na grande quantidade de poltronas vazias. Parte dos ausentes estava fora do País se preparando para competições.

Confira os prêmios principais

Atleta do Ano: Marcus D’Almeida (tiro com arco) e Rebeca Andrade (ginástica artística)

Atleta Revelação: Maria Eduarda Alexandre (ginástica rítmica)

Retorno do Ano: Alison dos Santos (atletismo)

Atleta Influenciador do Ano: Luccas Abreu (tiro com arco)

Atleta da Torcida: Flávia Saraiva (ginástica artística)

Prêmio Inspire: Bruna Takahashi

Prêmio Espírito Olímpico: Fernando Sampaio (diretor-geral da Sanofi Brasil/Medley)

Destaques dos Jogos da Juventude: Larissa Afonso Borba (natação) e Daniel Santos Lima (ciclismo)

Melhor Equipe: beisebol (masculino) e vôlei (feminino)

Melhor Técnico Individual: Camila Ferezin (ginástica rítmica)

Melhor Técnico Coletivo: Ramon Ito (beisebol)

Troféu Adhemar Ferreira da Silva: Chiaki Ishii (bronze nos Jogos de Munique-1972, foi o primeiro medalhista olímpico do judô brasileiro)