A rede britânica BBC divulgou nesta terça-feira (3) uma lista das 100 mulheres mais influentes e inspiradoras do mundo em 2024. Apenas oito esportistas são citadas na relação, entre elas, a brasileira Rebeca Andrade.
A ginasta de 25 anos conquistou quatro medalhas nas Olimpíadas de Paris-2024 — ouro no solo, prata no individual geral e no salto e bronze por equipes — e tornou-se a maior medalhista olímpica do esporte brasileiro.
VEJA TAMBÉM:
> Ex-segurança de Schumacher chantageou família com fotos e vídeos do ex-piloto
> Ex-Botafogo chega ao Rio Branco e faz torcida sonhar com a Série C
> Ancelotti espera jogar contra o Botafogo na final da Copa Intercontinental
TRÊS BRASILEIRAS NA LISTA
A lista da BBC leva em consideração o impacto que as indicadas tiveram neste ano sobre as mulheres do mundo todo. Rebeca foi uma das três brasileiras eleitas. As outras foram a bióloga Silvana Santos e a ativista Lourdes Barreto, que defende os direitos das prostitutas.
Entre as estrangeiras, a relação da BBC cita Nadia Murad, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, a ativista Gisèle Pelicot, sobrevivente de estupro, e a atriz Sharon Stone.
RESILIÊNCIA É O FOCO EM 2024
O tema central para a definição da lista das 100 mulheres mais influentes do mundo em 2024 foi a resiliência.
Na publicação da rede britânica, Rebeca é lembrada por ter superado a americana Simone Biles no solo nas Olimpíadas de Paris-2024, resultado, que fez a brasileira ser reverenciada por Biles no pódio. A BBC também destaca que a brasileira é filha de mãe solo e tem sete irmãos, e que até 10 anos ela ia a pé da sua comunidade nos arredores de São Paulo para as sessões de treino, enquanto sua mãe fazia faxina para pagar por seu treinamento.
Para a ginasta, “ser resiliente está relacionado à forma como lidamos com as coisas que acontecem com a gente, e a ajudar minhas colegas de equipe a ver o lado bom mesmo quando as coisas estão muito ruins”, completa a BBC.
SETE ATLETAS NA RELAÇÃO
Além de Rebeca, outras sete esportistas estão na lista da BBC: a americana Allyson Felix (atletismo), a romena Joan Chelimo Melly (atletismo); a indiana Vinesh Phogat (wrestling); a americana Tracy Otto (tiro com arco paralímpico); a afegã Zakia Khudadadi (taekwondo paralímpico); a sul-coreana Kim Yeji (tiro esportivo); e a chilena Zhiying Tania Zeng (tênis de mesa).