Esportes

Recife confirma que terá Fan Fest sem dinheiro público

A prefeitura manteve sua posição de não investir recursos no evento que a entidade realiza nas cidades-sede da Copa do Mundo. Evento será bancado por empresa

Recife – A cidade de Recife vai ter a Fan Fest da Fifa, mas a prefeitura manteve sua posição de não investir recursos no evento que a entidade realiza nas cidades-sede da Copa do Mundo. A Fan Fest será bancada por uma empresa, a carioca D+.

“A Prefeitura do Recife reafirma que a decisão de não destinar recursos públicos para o Fifa Fan Fest está mantida. O evento será integralmente realizado e pago pela iniciativa privada”, afirmou a prefeitura. “O município concederá a autorização de uso do solo, no Cais da Alfândega, para a empresa responsável pela realização do evento.”

A confirmação da prefeitura acontece um dia depois de o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, anunciar a realização da festa, em sua conta no Twitter. Ele fez o anúncio na noite passada após visitar Pernambuco.

O impasse em relação ao evento teve início em fevereiro, quando o prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), informou que não tinha recursos para investir na festa, então orçada em R$ 20 milhões e prevista para o Marco Zero, no Recife Antigo. Logo, as relações entre a Fifa e a prefeitura da cidade foram estremecidas.

Posteriormente, um novo orçamento apresentou o valor de R$ 6 milhões e um novo local: Cais da Alfândega, no mesmo bairro. Apesar dessa redução do custo, a prefeitura recifense mantinha o posicionamento contrário à organização.

Na queda de braço, a prefeitura não cedeu e vai se limitar a conceder o uso do solo. No Recife, a Fan Fest ocorrerá nos dias de jogo na Arena Pernambuco, nos jogos da seleção e nas semifinais e final da Copa.