O Governo do Espírito Santo anunciou a ordem de serviço para reforma do estádio Kleber Andrade, em Cariacica. Uma das mudanças na estrutura do estádio é a instalação de escadas rolantes e elevadores, em uma tentativa de solucionar uma das principais críticas do complexo esportivo: uma escada de 65 andares que liga o campo aos vestiários.
A escadaria já virou até meme na internet. Em março deste ano, a Cabofriense, em uma partida contra o Vasco pelo Campeonato Carioca, decidiu ficar no gramado durante o intervalo, para evitar a fadiga de subir até o vestiário. Na época, quem comandava a Cabofriense era o técnico Valdir Bigode, que levou o Vitória até as quartas de final.
Obras
De acordo com o engenheiro do Instituto de Obras Públicas do Estado do Espírito Santo (Iopes), Luiz César Maretto, informou que as obras devem começar até esta terça-feira (16).
De acordo com o anúncio, feito nesta segunda-feira (15), durante coletiva de imprensa, no Palácio Anchieta, a reforma prevê a conclusão dos banheiros, das rampas, elevadores e implantação da grama sintética no entorno do campo. Segundo o governador Renato Casagrande, um próximo edital será publicado, com finalidade de contratar serviços para a implantação de um placar eletrônico e câmeras de videomonitoramento.
No mês de outubro, durante a Copa do mundo de futebol sub-17, o estádio receberá 16 jogos, com seleções dos grupos C, D, E e F. Além da fase de grupos, o Klebão vai receber partidas das oitavas e quartas-de-final, quando encerra sua participação na Copa. A escolha do estádio capixaba para receber os jogos foi comemorada, mas não há garantia de que as obras estejam concluídas até o mundial. Segundo o contrato das obras, a previsão de conclusão da reforma é de 450 dias, ou seja, outubro de 2020.
Durante a coletiva, o governador Renato Casagrande, afirmou que apesar do prazo apertado, o governo fará o possível para acelerar as obras. “Nós vamos ver se até o início do mundial sub-17 a gente tenha melhorias no estádio, que facilite para os jogadores, para a equipe técnica e também para os torcedores”, afirmou.
O Presidente da Federação de Futebol do Espírito Santo (FES), Gustavo Vieira, ressaltou a importância de receber um evento mundial no Espírito Santo. “O mundial está vindo pro estado. Não me recordo de um evento semelhante aqui no Espírito Santo, pelo menos no âmbito esportivo. Esse é o maior evento esportivo que o Espírito Santo já recebeu”.
Questionado se agora o estádio recebe o ‘padrão Fifa de qualidade’, o prefeito Juninho (PPS), disse que “Com certeza. Agora recebe o padrão Fifa. (O estádio) pode ter sido considerado provisório, por conta dos grandes centros. Mas, a nível capixaba e, até mesmo (em comparação) com outros estádios pelo Brasil, o Kleber Andrade está num nível muito bom. Aí agora, com essas obras, vai ser padrão Fifa, padrão internacional e aí ninguém vai ter mais o que reclamar”, concluiu.
O prefeito acrescentou que vai correr atrás de um alvará provisório, para que a imagem do evento não seja prejudicada. Durante a coletiva, o governo estadual anunciou que uma comitiva, com cerca de 30 membros da Federação Internacional de Futebol (Fifa) e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), virá ao Espírito Santo, para a verificação da logística do campeonato, como hospedagem, restaurantes e o próprio estádio.