Pelé deixou um legado de gols e títulos que conquistou na carreira. Porém, assim como as belas jogadas, o craque colecionou pérolas e palpites errados fora dos gramados.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
1. O ex-jogador se complicou ao falar sobre Romário. Em 2005, Pelé disse que o Baixinho estava acabado para o futebol e deveria se aposentar. Porém, além de continuar jogando, Romário foi artilheiro do Brasileirão e respondeu com a famosa frase: “O Pelé calado é um poeta”.
2. Em 2006, Pelé já havia falado sobre Ronaldo, principal jogador da Seleção Brasileira na Copa da Alemanha na época. Ele disse que o ex-atacante estava acima do peso e caiu mal, já que o Fenômeno era a principal esperança do Brasil naquele Mundial.
LEIA TAMBÉM: Nasa faz homenagem a Pelé com galáxia nas cores do Brasil
3. Uma das pérolas mais marcantes aconteceu no fim de 2013. Ao comentar a situação dos estádios brasileiros para a Copa do Mundo, Pelé pediu ao povo que esquecesse o que foi roubado porque as obras já estavam feitas.
“Agora faltam dez meses para começar a Copa do Mundo. Então não vai dar para quebrar todos os estádios e devolver o dinheiro. Infelizmente, não vai dar. Então vamos aproveitar este tempo que nós temos para arrecadar dinheiro para que o Brasil faça um turismo muito grande e recompense o dinheiro que foi roubado nos estádios”, disse
4. Em 2009, após a segunda lesão de Ronaldo, Pelé disse que o Fenômeno não tinha mais condições de jogar em alto nível. Porém, na época, o ex-atacante foi contratado pelo Corinthians e levou o clube à conquista de dois títulos antes de se aposentar, no começo de 2011.
LEIA TAMBÉM: “Foi uma honra”, diz capixaba de 96 anos que sofreu único gol de Pelé no ES
5. Ao saber que Corinthians e Santos disputariam a final do Paulistão de 2009, o Rei não se conformou com o fato dos jogos acontecerem na Vila Belmiro e no Pacaembu.
Para o ex-craque, as decisões teriam que acontecer no Maracanã, pela grandeza dos dois times. O único problema é que o estádio brasileiro fica no Rio de Janeiro e o torneio se chama Campeonato Paulista.
6. Outra pérola aconteceu após o Santos conquistar a Libertadores da América em 2011. Pelé não resistiu e cravou que Neymar era melhor do que Lionel Messi e deveria ser eleito o melhor do mundo da Fifa no lugar do argentino.
No entanto, no fim daquele ano, os times dos craques se enfrentaram e Neymar levou 4 a 0 do Barcelona na final do Mundial, com direito a dois gols de Messi.
LEIA TAMBÉM: Capixaba Richarlison lembra trajetória de Pelé no futebol: “Encantou o mundo”
7. A aposta em Neymar não foi a única bola fora do Rei. Pelé também já se complicou com palpites em Copas do Mundo. Em 1990, ele já tinha dado uma amostra de seu pé-frio ao apostar no título da Itália, que caiu na semifinal.
8. Quatro anos mais tarde, na Copa de 1994, Pelé apostou todas as suas fichas na Colômbia e afirmou que a seleção seria campeã. O problema é que o país acabou eliminado ainda na primeira fase dos Estados Unidos.
9. Em 1998, a escolhida do Rei para campeã foi a Espanha, até então sem nunca ter vencido uma Copa. A Fúria, porém, caiu ainda na fase de grupos do torneio.
LEIA TAMBÉM: Santos 11 x 0 Botafogo: o dia em que Pelé marcou oito gols em um só jogo
10. Os palpites de Pelé para o Mundial de 2002 eram Brasil eliminado na primeira fase e França e Argentina como favoritas. No fim do torneio, a seleção brasileira saiu como campeã, enquanto as francesa e argentina caíram ainda na fase de grupos.
11. Para 2006, o Rei resolveu mudar e eleger a Inglaterra como favorita. Pelé cravou: “É preciso ter cuidado com a Inglaterra”, mas a seleção não passou das quartas de final.
12. Para a Copa de 2014, o Rei voltou a elogiar os colombianos, que imediatamente se voltaram contra o brasileiro, disseram que ele era pé-frio e não queriam sua torcida.
*Com informações do Portal R7.