Esportes

Renato cita Textor após derrota do Grêmio: "Querem levar o futebol brasileiro a sério?"

Renato Gaúcho reclama de interferência do diretor de arbitragem da Federação Baiana de Futebol no jogo do Grêmio contra o Bahia

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Renato Gaúcho estava enfurecido durante a entrevista coletiva após a derrota do Grêmio, por 1 a 0, frente ao Bahia, neste sábado (27(, na Fonte Nova, pela quarta rodada do Brasileirão. O treinador explicou o motivo que o levou a deixar o campo, ao lado dos jogadores reservas, antes do apito final.

Ele mostrou muita irritação com a arbitragem e até citou o nome do dono do Botafogo, John Textor, que vem tentando levantar provas sobre supostos casos de manipulação no futebol brasileiro.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

“Eu estou até calmo para explicar, mas temos que pensar no futebol brasileiro. Até onde a CBF quer que o campeonato ande naturalmente? Ou será que temos que dar mais atenção ao presidente do Botafogo pelas entrevistas dele? Uma pessoa que é diretora de arbitragem da Federação Baiana do lado do quarto árbitro. Ele que apontou e mandou expulsar o Diego”, disse Renato, que acusou o ex-árbitro e atual presidente da comissão de arbitragem da Federação Baiana de Futebol (FBF), Jailson Macedo Freitas, de ter influenciado na expulsão do atacante gremista.

“Eu tirei o time para não ser expulso e ninguém mais fosse expulso. O senhor Jailson Macedo Freitas é o diretor de arbitragem da Federação Baiana. Ele estava onde não poderia estar, do lado do quarto árbitro. O quarto árbitro não viu nada, foi ele (Jailson) que disse que viu o Diego falar alguma coisa. Ele estava num local onde nem poderia estar, e o Diego não falou absolutamente nada. Aí você quer que eu deixe meus jogadores para ser expulso, ou eu mesmo ser expulso? Aí não dá”, disparou.

O atacante Diego Costa estava no banco de reservas, quando foi expulso pela arbitragem. Em súmula, o árbitro Braulio da Silva Machado relatou que Fernando Antonio Mendes de Salles Nascimento Filho (quarto árbitro) o avisou que foi xingado pelo atacante, que soltou um palavrão na direção dele e falou: “O que é que tu está me olhando”. Ele ainda escreveu que o jogador precisou ser contido, após levar o cartão vermelho pela ofensa, para ser retirado de campo.

Jailson Macedo Freitas não estava escalado para a partida, mas será “assessor” do quarteto de arbitragem, comandado por Jefferson Ferreira de Moraes no próximo compromisso do Grêmio. O time gaúcho enfrenta o Operário na terça-feira, às 20h, no estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa.

“Vocês querem que leve o futebol brasileiro a sério? Eu estou aqui por vocês (jornalistas), porque nem deveria estar dando explicações. Se depender do presidente, vai só a molecada disputar o Campeonato Brasileiro. Vamos fazer os pontos necessários e botar os moleques”, finalizou Renato.

Na madrugada deste domingo, poucas horas após o duelo entre Bahia e Grêmio, a CBF divulgou os áudios do Árbitro Assistente de Vídeo (VAR) acerca de lances polêmicos durante a partida. Entre eles, a expulsão de Diego Costa.

Nas gravações, é possível ouvir o momento em que o quarto árbitro, Fernando Antônio Mendes (PA), comunica a Bráulio da Silva que foi insultado pelo jogador: “Bráulio, o Diego mandou eu me f…”, acusou. “Você sabe o que falou… Mandou o quarto árbitro se f…”, disse Bráulio para Diego Costa, antes de mostrar-lhe o cartão vermelho. Em seguida, Renato Gaúcho e os reservas do Grêmio se retiraram para o vestiário.

Com a derrota, a segunda no Brasileirão, o Grêmio deixou a zona de classificação para a próxima edição da Libertadores. O time gaúcho está no meio da tabela, com seis pontos.