No último sábado (20), a bola rolou para o Capixabão. Quatro jogos da 5ª rodada foram realizados, e mudanças ocorreram na tabela de classificação das Chaves Norte e Sul da competição.
Pela Chave Sul, a Desportiva venceu o Estrela pelo placar de 1 a 0 em partida realizada na Arena Unimed Sicoob. Enquanto Atlético Itapemirim e Espírito Santo não saíram do 0 a 0, no Estádio do Sumaré. Na Chave Norte, o São Mateus superou o Rio Branco vencendo pelo resultado de 2 a 1. Já o Sport-ES ficou só no empate sem gols com o Real Noroeste.
Confira a tabela do Capixabão após a 5ª rodada.
Desportiva 1 x 0 Estrela do Norte
Com um golaço do meia-atacante, Edinho, a Tiva chegou aos 10 pontos, é líder isolada na Chave Sul e continuará na zona de classificação (em segundo lugar) mesmo que perca 4 pontos no julgamento no TJD-ES, marcado para a próxima terça-feira (23), pela suposta escalação irregular do zagueiro Dilsinho.
Edinho chamou a responsabilidade desde o início. Mas no primeiro tempo parecia que não era o dia do “Ronaldinho do Irã”. Foram três oportunidades claras desperdiçadas. Na primeira, o goleiro Rafael fez boa defesa após chute cruzado. Nas outras duas, dentro da pequena área, o camisa 10 bateu por cima. A Desportiva ainda poderia abrir o marcador com Madison, que aproveitou sobra dentro da área e tirou tinta da trave.
A Locomotiva não diminuiu o ritmo no segundo tempo e novamente iniciou pressionando. Aos 11, Ivan bateu da meia-lua e assustou Rafael. Cinco minutos depois, Edinho soltou a bomba de canhota da entrada da área e não deu chances ao goleiro do Estrela: 1 a 0. Emocionado com o primeiro gol após seu retorno à Tiva, o meia subiu no alambrado e fez muita festa com a torcida na comemoração.
Atlético Itapemirim 0x0 Espírito Santo
O jogo começou bem estudado, com poucas chances para ambos os lados. O Atlético, no entanto, possuía mais posse de bola e conseguia chegar ao campo de ataque trocando passes, já o Espírito Santo fazia suas melhores jogadas por meio de lançamentos.
A segunda etapa continuou da mesma maneira, mas o Santão conseguiu equilibrar as ações e jogar com mais intensidade após a metade do segundo tempo, tendo três vezes mais finalizações do que o primeiro tempo. Destaque para a jogada de Rodolfo, pela ponta direita. O atacante roubou bola na lateral, levou para dentro da área mas chutou muito forte, por cima do gol. Mas não passou disso, o resultado final foi 0 a 0.
São Mateus 2×1 Rio Branco
O Brancão abriu o placar cedo, logo aos 9 minutos de jogo. Felipe Capixaba recebeu bola em cobrança de lateral e realizou chute cruzado, tirando qualquer possibilidade de defesa do goleiro Paulo Henrique.
O São Mateus estudava muito a equipe do Rio Branco. E aos 25 minutos, o meio-campista Bombom cobrando falta empatou a partida. Após o gol, o Pibull cresceu no jogo. Aos 42 minutos da segunda etapa, o juiz da partida Marcos André Gomes assinalou pênalti para o Sama, após toque de mão dentro da área de Jonatha Potiguar. Erivelton cobrou fazendo o gol da virada e da vitória do Pitbull.
Sport-ES 0x0 Real Noroeste
O Real Noroeste inicou melhor na partida. Aos 2 minutos de jogo Alan Torres aproveitou falha da zaga, fez o passe pra Marcinho, que finalizou na trave. Na segunda etapa o Real também foi melhor. O Sport teve um bom momento aos 36 minutos com Ranses, mas Harrison fez bela defesa. Sem poder de criação e pecados nas finalizações, a partida terminou empatada sem gols.