Uma revisão independente da pontuação da luta em que o filipino Manny Pacquiao perdeu o título dos meio-médios da Organização Mundial de Boxe (OMB) confirmou a decisão que favoreceu o australiano Jeff Horn.
Em um comunicado, a OMB informou que três dos cinco juízes independentes que revisaram o combate deram a vitória para Horn. Um deu ao filipino e outro apontou um empate.
Com base nesta análise, o OMB disse que Pacquiao ganhou o terceiro, oitavo enona rounds a 100%. Ainda levou o quinto por 80% e o 11º por 60%. A Horn foi dado o primeiro, sexto e 12º a 100%, assim como o segundo, quarto e sétimo a 80% e o décimo a 60%. “Tendo em conta estes resultados, pode-se determinar que Pacquiao ganhou cinco rounds, enquanto Horn levou sete”, afirmou a OMB em um comunicado.
Na semana passada, o Conselho do Esporte e do Lazer das Filipinas pediu a revisão da luta, argumentando que procurava salvaguardar a integridade do boxe. Após o combate para mais de 51 mil espectadores, um juiz apontou 117 a 111 para Horn, pontuação que gerou muitas críticas, enquanto outros definiram o resultado de 115 a 113 para o australiano.
“Isso me dá evidências que posso usar agora. Em vez de dizer ‘Acho que ganhei a luta’, agora um grupo de outras pessoas, profissionais, pensa que eu ganhei”, disse Horn. “É definitivamente bom que isso finalmente esteja em um papel”.