Há um potencial perdedor em cada um de nós. Pelo menos é nisso que acredita o ex-campeão do peso-médio do UFC, Rich Franklin. Essa foi a mensagem dada pelo veterano lutador durante uma palestra dada em Chicago no último mês.
Rich Franklin que foi dono do cinturão dos médios nos anos de 2005 e 2006, deu uma palestra muito honesta chamada “Como ser um perdedor”. Tendo como ponto sua carreira como lutador profissional, Franklin discutiu como, em qualquer ramo da vida, as pessoas podem encarar derrotas de uma maneira produtiva.
Durante a palestra, Franklin fez uma revelação surpreendente sobre sua primeira luta com o brasileiro Anderson Silva, no UFC 64 em 2006, quando o brasileiro conquistou o cinturão com uma vitória por nocaute no primeiro round.
“Eu estava lutando no Mandalay Bay em Las Vegas. Os ingressos esgotaram e havia 20 mil pessoas lá. A eletricidade estava no ar. Eu estava sentado no backstage, como sempre. Eu estava nervoso. Pra falar a verdade eu rezei para Deus, “Se você pudesse fazer as luzes se apagarem, por favor, seria ótimo”. Isso é uma história real, não é piada. Não tem moral da história”, admitiu o veterano.
Um ano depois os lutadores voltaram a se enfrentar numa revanche. Anderson derrotou o americano novamente por nocaute, dessa vez no segundo round. Desde então, Rich Franklin lutou mais nove vezes no UFC, vencendo cinco e perdendo quatro combates. Sua última aparição foi na derrota contra o vietnamita Cung Le, em novembro de 2012.