A torcida atendeu à “convocação” e foi em bom número ao estádio Kleber Andrade. Mas o sonho de avançar à segunda fase da Copa do Brasil não virou realidade e o Rio Branco foi eliminado pelo Novorizontino com derrota por 3 a 1, de virada, na noite desta quinta-feira (27).
Classificado, o “Tigre do Vale” enfrenta na segunda fase o Operário de Várzea Grande (MT), que na terça-feira eliminou o Sport nos pênaltis. Já o Rio Branco se despede com o prêmio de R$ 830 mil pela participação na primeira fase.
Leia também:
CBF divulga tabela da Série D do Brasileiro: veja o grupo dos times capixabas
Capixaba é selecionado para jogar na liga milionária de futebol que tem Neymar como dirigente
Agora é mata-mata: veja as datas e horários das quartas de final do Capixabão
Participações do Rio Branco na Copa do Brasil
Esta foi a sétima participação do Rio Branco na Copa do Brasil. Nas cinco primeiras, o time foi eliminado na primeira fase: 1999, 2000, 2003, 2011 e 2016.
Em 2021, o Capa-Preta passou de fase pela primeira vez, ao eliminar o Sampaio Corrêa-MA com vitória em casa por 2 a 1. Na fase seguinte, porém, caiu diante do Vitória-BA, com derrota fora de casa por 2 a 0. Agora, o time volta a cair na fase inicial.
Segunda eliminação na temporada
Esta foi a segunda eliminação do Rio Branco na temporada. A primeira foi na Copa Verde, quando o time foi goleado pelo Goiás por 6 a 0, fora de casa, na segunda fase.
Fora também da Copa do Brasil, o Capa-Preta ainda tem o Capixabão, a Série D do Brasileiro e a Copa Espírito Santo como objetivos em 2025.
Como foi o jogo
O jogo no Kleber Andrade demorou a esquentar. Depois de 10 minutos sem nenhum momento de real perigo, o Rio Branco contou com uma dose de sorte para abrir o placar. Aos 13 minutos, Júnior Dindê fez o cruzamento em direção à área do Novorizontino e o zagueiro Rafael Donato acabou fazendo gol contra.
O Capa-Preta conseguiu “cozinhar” o jogo até os 30 minutos, quando passou a sofrer perigo, principalmente em jogadas aéreas. Numa delas, já aos 48, ninguém cortou, o goleiro André Luiz hesitou e o atacante Robson aproveitou para, de carrinho, empatar o jogo.
Os dois times voltaram para o segundo tempo com dificuldades na criação de jogadas. Mesmo com as alterações feitas pelos técnicos, não houve chances claras de gol.
Marlon sai do banco para eliminar o Rio Branco
Na única boa chance, o Novorizontino virou o jogo. Aos 38 minutos, mesmo cercado por três jogadores do Rio Branco, Marlon chutou no ângulo esquerdo do goleiro André Luiz e fez 2 a 1.
Em noite iluminada, Marlon, que começou o jogo no banco, tratou de cravar a eliminação do Rio Branco e fez 3 a 1, aos 41, após bobeada da defesa alvinegra. Ele avançou sozinho, entrou na área e chutou sem chances para André Luiz.
FICHA TÉCNICA:
RIO BRANCO 1 X 3 NOVORIZONTINO
RIO BRANCO: André Luiz; Cayo Tenório (Dudu), Matheus Castelo, Darlan (Carbonieri) e Théo Kruger; Júnior Dindê, Bruno Silva, Romarinho; Matheus Costa, Maranhão (Breninho) e Diego Fernandes (Jacó). Técnico: Rodrigo Fonseca
NOVORIZONTINO: Airton; Waguininho (Léo Natel), Dantas, Rafael Donato e Patrick Brey; Jean Irmer (Marlon), Luís Oyama, Matheus Frizzo (Renato Palm); Pablo Dyego (Rodrigo Soares), Robson, Bruno José (Léo Tocantins). Técnico: Eduardo Baptista
GOLS: primeiro tempo — Rafael Donato (contra), aos 13 minutos, Robson, aos 48. Segundo tempo — Marlon, aos 38 e aos 41 minutos
ÁRBITRO: Jefferson Ferreira de Moraes (GO)
PÚBLICO: 6.941 pagantes (7.512 presentes)
LOCAL: estádio Kleber Andrade, em Cariacica